Siga-nos nas Redes Sociais


ALEXANDRE TENÓRIO

Coluna Ensaio Geral: “Festa dos papacaceiros 2026”

Publicado

dia:

Devemos louvar a iniciativa do amigo José Quirino e família, pela a iniciativa de reavivar está tão importante festa para nossa cidade, porém o resultado final deixou a desejar. Não foi por falta de empenho da organização da festa.

O grande problema é que os filhos da terra que moram em outras localidades não tem correspondido com a festa e os que moram aqui não dão o suporte necessário para fazer desta festa “uma grande festa”. Aquele glamour que nós tivemos no início desta festa, há mais de 20 anos, acabou, pois a grande maioria dos papacaceiros que vinham ou morreram ou estão hoje invalidados e os seus filhos e netos não deram continuidade.

Uma festa como esta, tem de ter grande participação da população, pois é uma festa cara, são três dias de festa e o custo de três dias de festa, não é pouco, se não tem participação das pessoas, a festa vai dar prejuízo, e ninguém quer trabalhar para bancar prejuízo.

Para mim, só existe uma solução para esta festa, é a diretoria de cultura do município assumir a festa, fazendo com que tenhamos dois dias de festa, ou seja, sexta e sábado, sendo esta festa na praça pública, tudo de graça para a população, na praça teríamos barracas para comidas e bebidas e também uma feira de artesanato, e uma parte cultural com apresentação de grupos folclóricos e lançamentos de livros e palestras sobre nossa cidade, ou seja, uma festa multicultural.

Como festa privada, não vejo futuro, infelizmente esta é a verdade, pois por mais que os organizadores se esforcem para dar um brilho especial para a festa, o retorno da população não vem. Como tem acontecido nas últimas edições da festa.

Quero aproveitar o ensejo para agradecer as mais de 60 pessoas que estiveram no lançamento do meu mais novo livro “BOM CONSELHO, SEUS BARES E SEUS BOÊMIOS”, sem sombra de dúvida, sucesso absoluto, são momentos como este que nos faz  continuar a escrever sobre nossa cidade.

E dizer que o no próximo ano se deus permitir, com festa dos papacaceiros ou não, estaremos lançando um novo livro “O DIA A DIA DE BOM CONSELHO – A DÉCADA – VOLUME 1”.

Para você adquirir qualquer dos meus livros, você entra em contato com o meu e-mail –  [email protected] e ZAp 087 981019351 mando os livros para qualquer parte do Brasil.

 

RELAÇÃO DOS LIVROS LANÇADOS

 

– A TENDA DE ZÉ BIAS

-QUANDO UMA BURRINHA GANHOU DO TRIO ELETRICO

-O DIA EM QUE BOM CONSELHO PAROU

-ASSIM ERA BOM CONSELHO

-O DRAGÃO DE BOM CONSELHO E OUTRAS HISTÓRIAS

-ERA TEMPO DOS VALENTÕES

-BOM CONSELHO, SEUS BARES E SEUS BOÊMIOS.

Continue lendo

V-LINK FIBRA

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

SUNDOWN PARCK

Facebook

MAIS LIDAS DO MÊS