CIDADE
Bom Conselho, no Agreste, recebe Feira Gastronômica Quilombola com sabores e histórias da região
O evento reúne programação completa e gratuita com oficinas, atrações, promoções e apresentações culturais

No próximo dia 21 de maio, o município de Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco, será palco da Feira Gastronômica Quilombola – Sabores e Histórias de Queimada Grande, um evento gratuito que celebra a cultura, a culinária e as tradições das comunidades quilombolas da região. A programação acontece das 10h às 18h, na Praça Conselheiro João Alfredo, no centro da cidade.
Com foco na valorização da gastronomia tradicional como ferramenta de preservação cultural e fortalecimento da identidade negra, a feira será um espaço de encontro entre saberes ancestrais e novas gerações. Por meio da comida, das histórias e das expressões artísticas, o evento propõe uma tradição na herança afro-brasileira, destacando o papel fundamental das comunidades quilombolas na construção da cultura nacional.
A programação inclui oficina de culinária tradicional quilombola, além da degustação e venda de pratos típicos, promovendo o empreendedorismo e a geração de renda entre os participantes. A feira contará ainda com apresentações culturais, como os grupos de dança Dandara dos Palmares (da Comunidade Quilombola Queimada Grande) e Quilom Brasil, do Professor Nivaldo Capoeirista, além das atrações musicais É Pra Jah, Betão e outros artistas locais.

A cooperação geral do evento é a cargo de Lenira Feitosa, quilombola da comunidade de Queimada Grande e entusiasta da culinária tradicional. Com mais de seis anos de experiência na preparação de pratos típicos, Lenira é reconhecida por sua atuação em eventos gastronômicos e pelo compromisso em manter viva a cultura alimentar de seu povo, transformando cada receita em um ato de resistência e valorização cultural.

Na produção executiva, o evento conta com Gustavo Pereira, produtor cultural de trajetória consolidada em Pernambuco. Artista múltiplo, com passagem pelo teatro, carnaval, circo e audiovisual, Gustavo também é vice-presidente do Carnaval de Zé Puluca e conhecido por sua capacidade de mobilização em torno de manifestações culturais populares.

A Feira Gastronômica Quilombola é realizada com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB/PE) e conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bom Conselho (STR-BC), da Câmara Municipal de Vereadores, da Prefeitura de Bom Conselho — por meio da Diretoria de Cultura e da Diretoria de Igualdade Racial —, além da AMBEM, do Centro Cultural Zé Puluca e da Associação Quilombola Queimada Grande.
SERVIÇO:
Feira Gastronômica Quilombola – Sabores e Histórias de Queimada Grande
Quando: 21 de maio, das 10h às 18h
Onde: Praça Conselheiro João Alfredo – Bom Conselho/PE
Valor: Gratuito
-
ECONOMIA4 semanas atrás
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
-
BRASIL4 semanas atrás
Ciúme pode ter motivado envenenamento de família com ovo de Páscoa
-
SAÚDE4 semanas atrás
Reposição de testosterona aumenta o risco de câncer de testículo?
-
AGRICULTURA4 semanas atrás
Atemoia, fruta exótica é mais doce que a fruta do conde e faz sucesso na Europa
-
DIVERSOS4 semanas atrás
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ REALIZAM ASSEMBLEIA COM O TEMA:“Não nos envergonhamos das boas novas!”
-
DIVERSOS3 semanas atrás
Lula manda demitir presidente do INSS
-
ESPORTES3 semanas atrás
São Paulo supera Libertad e volta a vencer fora de casa na Libertadores
-
CIDADE4 semanas atrás
TRIBUTO A FREI JOSÉ “53 ANOS DO CSB”