CLIMA
Organização meteorológica da ONU diz que 2024 foi o ano mais quente em 175 anos

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), instituição da Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que 2024 se tornou o ano mais quente registrado nos últimos 175 anos, com temperaturas superando em 1,5 °C os níveis do período pré-industrial, que abrange de 1850 a 1900. O estudo revela um aumento contínuo da temperatura global, variando entre 1,34 °C e 1,41 °C. Celeste Saulo, secretária-geral da OMM, destacou que esse aumento alarmante nas temperaturas representa um sério risco para a vida, as economias e o meio ambiente.
O recorde de calor é atribuído ao crescimento das emissões de gases de efeito estufa, além da alternância entre os fenômenos climáticos La Niña e El Niño. O relatório também revela que as concentrações de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso atingiram níveis recordes na atmosfera. Além disso, o aquecimento dos oceanos e a elevação do nível do mar foram observados, enquanto os últimos três anos mostraram as menores áreas de gelo na Antártica e a maior perda de massa glacial. No Ártico, as extensões de gelo estão nas menores marcas em quase duas décadas.
Os eventos climáticos extremos, juntamente com conflitos, têm exacerbado as crises alimentares em 18 países ao redor do mundo. O secretário-geral da ONU, António Guterres, ressaltou que ainda há tempo para conter o aumento da temperatura global, desde que os líderes mundiais adotem as medidas necessárias.
Este relatório foi elaborado com base em dados coletados de serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais, além de colaborações de parceiros da ONU, refletindo a gravidade da situação climática atual.
Por: Jovem Pan
-
COLUNISTAS4 semanas atrás
Vamos listar aqui o que nós já tivemos e hoje não temos mais em nossa Cidade:
-
DIVERSOS3 semanas atrás
Secretaria de Saúde divulga programação da Semana da Saúde e Nutrição
-
DIVERSOS3 semanas atrás
Pesquisa aponta aumento da desaprovação de Lula, inclusive no Nordeste
-
ALEXANDRE TENÓRIO2 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: “Chuvas de Março em Bom Conselho”
-
ECONOMIA1 semana atrás
Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas
-
SAÚDE4 semanas atrás
Ronco e apneia: como identificar e tratar distúrbios do sono?
-
SAÚDE4 semanas atrás
Catapora: sintomas, complicações e prevenção
-
CIDADE2 semanas atrás
UPA de Bom Conselho está em processo de cancelamento desde 2024