SAÚDE
Falta insulina na Farmácia Popular em todo o país, um risco para quem tem diabetes
Uma das principais fabricantes avisou que faltaria insulina para vender às farmácias brasileiras, o que afeta quem não pode pagar opções mais caras

Falta insulina na Farmácia Popular em todo país, um risco para a saúde de quem tem diabetes e depende do medicamento. Dois milhões de brasileiros dependem de doses diárias.
Apesar da relevância do medicamento, farmácias do país inteiro registraram falta das duas únicas opções disponíveis de graça pelo programa do governo “Farmácia Popular”: as insulinas humanas NPH e regular, na versão em frascos.
“Alguns laboratórios informam que é por falta de insumo (farmacêutico Wilson Viegas ao comentar a ausência do medicamento)
Uma das principais fabricantes avisou que faltaria insulina para vender às farmácias brasileiras. Entidades médicas emitiram alertas, mas o governo não incluiu, na Farmácia Popular, nenhuma outra insulina para substituir as que já se sabia que faltariam.
“Poderia ter sido feito um plano para incluir outras insulinas, e os médicos e pacientes teriam tempo para ajustar o esquema de tratamento”, disse Solange Travassos, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Diante da falta da insulina mais barata nas farmácias, o paciente tem duas opções: tentar retirar o remédio de graça pelo SUS, por meio de um posto de saúde, ou comprar uma insulina mais cara. Essa substituição, porém, tem que ser feita com orientação médica porque são medicamentos diferentes, que agem de outras formas. As opções mais em conta custam cerca de 150 por mês.
Nas farmácias públicas, o Ministério da Saúde afirma que o abastecimento não foi prejudicado, mas usuários relatam faltas pontuais ou fracionamento, devido à escassez. Numa reunião da comissão que incorpora remédios ao SUS, um representante do da pasta admitiu dificuldade para comprar insulina.
“Foram quatro pregões no decorrer deste ano, de dezembro de 2023 e durante todo esse ano, que dois deles, um de frasco de um de caneta, totalmente fracassados, e dois com participação parcial das empresas”, afirmou Rafael Poloni, coordenador-geral da Assistência Farmacêutica Básica do Ministério da Saúde.
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Lula manda demitir presidente do INSS
-
ESPORTES4 semanas atrás
São Paulo supera Libertad e volta a vencer fora de casa na Libertadores
-
ESPORTES4 semanas atrás
Bahia surpreende e vence o Palmeiras por 1 a 0
-
ESPORTES4 semanas atrás
Flamengo goleia o Corinthians e lidera o Brasileirão
-
CIDADE4 semanas atrás
Ulisses Mendonça é destaque na publicidade de Bom Conselho
-
ECONOMIA3 semanas atrás
Em 120 dias de 2025, governo gastou R$ 1,7 trilhão
-
ESPORTES3 semanas atrás
31 anos da morte de Ayrton Senna
-
MUNDO4 semanas atrás
Apagão afeta toda Espanha, partes de Portugal, França, Bélgica e Alemanha