SAÚDE
Febre do Oropouche se espalha pelo Brasil; conheça os sintomas
Os sintomas da febre do Oropouche, que incluem dores de cabeça, musculares, náuseas, diarreia, tontura, dor ocular, calafrios e, em alguns casos, complicações no sistema nervoso central ou manifestações hemorrágicas. Essas características podem ser confundidas com as da dengue, exigindo um diagnóstico cuidadoso por profissionais de saúde.
O Ministério da Saúde destaca a importância de distinguir essas doenças através de critérios clínicos, epidemiológicos e laboratoriais para guiar medidas de prevenção e controle.
A febre do Oropouche é causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, transmitido principalmente pelo mosquito maruim.
A doença, registrada no Brasil desde 1960, é endêmica na Amazônia, mas em 2024 preocupou autoridades com mais de 7 mil casos confirmados em 16 estados. São Paulo registrou recentemente seus primeiros casos no interior do estado.
O tratamento é sintomático, sem cura específica, e os pacientes devem procurar assistência médica imediata se apresentarem sintomas suspeitos.
As recomendações de prevenção incluem evitar áreas endêmicas, usar roupas protetoras, aplicar repelentes e instalar telas em portas e janelas.
*Com informações da Agência Brasil.
-
DIVERSOS2 semanas atrás
Vem ai a nova temporada do Sundown Parck
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrás
Nova cepa de fungo ameaça extinguir a banana no mundo todo
-
CULINÁRIA4 semanas atrás
Pudim de coco: aprenda uma receita prática de sobremesa; confira passo a passo
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrás
Somos realmente independentes?
-
SAÚDE3 semanas atrás
OMS declara Mpox emergência global: entenda os motivos
-
ECONOMIA2 semanas atrás
Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,56 bi de valores a receber
-
SAÚDE3 semanas atrás
O sinal de doença cardíaca que se manifesta quando tenta dormir
-
ALEXANDRE TENÓRIO1 semana atrás
Coluna Ensaio Geral: O Fim da Gazeta