SAÚDE
Sudeste, Centro-Oeste e Sul elevam sinais de aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Covid-19
Em estados como Espírito Santo, Goiás e Paraná foi verificada uma probabilidade de crescimento de 95% nas últimas seis semanas

As regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil têm apresentado sinais de aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à Covid-19. Dados do último Boletim InfoGripe da Fiocruz mostram que em estados como Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná foi verificada uma probabilidade de crescimento de 95% nas últimas seis semanas.
O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, explica que o cenário não é exclusividade dessas regiões, uma vez que entre os estados nordestinos também foi verificada uma situação que acende um alerta.
“A gente também tem alguns estados do Nordeste que também apontam sinal de crescimento, mas nesses, ainda não está muito claro qual é o agente infeccioso que está por trás dessa retomada, exceto o caso da Bahia em particular, onde já podemos observar uma possível associação com o vírus Influenza A, o vírus da grupe”, explica.
Em 2024, já foram contabilizados 241.640 casos de Covid-19 no Brasil
Brasil passa de 991 mil casos prováveis de dengue em 2024
Em todo o país, quanto ao ano epidemiológico 2024, já foram notificados 10.985 casos de SRAG. Do total, 37,7% com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório; 41,8% negativos; e ao menos 14,5% em espera por resultado laboratorial. Vale destacar que, entre os casos positivos, 8,4% são Influenza A; 0,4% Influenza B, 11% vírus sincicial respiratório e 69,6% Covid-19.
Capitais
Entre as capitais, 17 registraram tendência de crescimento nas últimas seis semanas. Entre elas estão Aracaju (SE), Belém (PA), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE) e Maceió (AL).
Por outro lado, Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS) apresentam possível queda nos casos, com tendência de redução que chaga a 75%. A maior queda foi registrada em Macapá (AP).
Fonte: Brasil 61
-
CONTANDO A HISTÓRIA2 semanas atrás
Quem Foi Edgar Carício de Gouvêa?
-
DIVERSOS3 semanas atrás
Defesa Civil Alerta chega ao Nordeste com aviso em tempo real de desastres
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: Análise das chuvas em Bom Conselho no mês de Maio
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Paulo Cupertino é condenado a 98 anos de prisão pela morte do ator Rafael Miguel e os pais dele
-
SAÚDE3 semanas atrás
JUNHO É O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO
-
SAÚDE4 semanas atrás
Hérnia de disco: 90% dos casos são resolvidos com medicamentos e reabilitação
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrás
‘Transposição do Rio São Francisco é a redenção de um povo’, diz Lula
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrás
O que está por trás do ataque de Israel ao Irã — e o que pode vir agora