Siga-nos nas Redes Sociais


SAÚDE

Cirurgia da válvula mitral do coração: saiba como é

Publicado

dia:

Você sabe como é uma cirurgia da válvula mitral do coração? Esse é um procedimento que visa tratar problemas na valva. No entanto, ela consiste em dois tipos.

Em um, estão as doenças degenerativas. No outro, trata-se de doenças relacionadas às lesões por conta de uma doença reumática. Quer saber um pouco mais sobre esse assunto, e entender melhor a diferença entre os dois tipos? É só continuar nesse artigo.

cirurgia da válvula mitral do coração é um procedimento um tanto delicado. E, antes de chegar nesse tipo de intervenção, é preciso analisar alguns pontos, uma vez que a depender de alguns fatores, o tipo de cirurgia pode variar. Então, para saber um pouco mais sobre esse assunto, é só conferir os próximos tópicos desta matéria.

O que são válvulas?

Antes de falarmos sobre a cirurgia da válvula mitral do coração, é preciso entender alguns pontos. Você sabe o que são válvulas, para o que elas servem e por que em algumas situações é preciso recorrer a cirurgia?

Como todos já sabem, o coração é um músculo que pulsa. Dentre as suas inúmeras funções, com certeza a mais conhecida é a de fazer o sangue circular. Mas você sabe o que acontece durante esse processo? O sangue bombeado vai para as válvulas.

Ou seja, é de responsabilidade das válvulas direcionar para onde aquele sangue vai. Um ser humano saudável possui quatro válvulas, e quando o coração bate, as válvulas se abrem. No entanto, quando há o estado de repouso (ou seja, que o coração se prepara para outro batimento), as válvulas se fecham.

Então, uma outra finalidade das válvulas é evitar que o sangue volte. As quatro válvulas que o ser humano possui são essas:

  • Pulmonar;
  • Tricúspide;
  • Aórtica;
  • Mitral.

Cada qual possui as suas características específicas. Então, a cirurgia de válvula mitral do coração ocorre quando ela não está realizando as suas funções de uma forma saudável. Certo, mas qual é a função da válvula mitral e o que pode ocasionar a sua degeneração?

O que é e para o que serve a válvula mitral?

A válvula mitral possui as mesmas funções que todas as outras, ou seja, controlar a direção sanguínea. Mas, para entender um pouco melhor sobre essa questão, primeiro você deve entender que o coração é separado em dois: lado esquerdo e lado direito.

A válvula pulmonar, como o próprio nome indica, fica entre o coração e o pulmão. A válvula tricúspide, no entanto, fica dentro do coração e separa o átrio do ventrículo, à direita. A aórtica, por sua vez, separa o coração da aorta.

Já a mitral é aquela que fica dentro do coração, separando átrio do ventrículo, à esquerda. E o que isso quer dizer? A parte esquerda do coração é a que recebe o sangue que veio do pulmão, oxigenado. 

Então, na próxima pulsação, uma das funções da válvula mitral é pulsar para o organismo receber esse sangue rico em oxigênio.

Sendo assim, todas as válvulas precisam se abrir por completo, para que a passagem de sangue possa ocorrer de maneira saudável. Mas, quando isso não acontece, pode ser necessário fazer uma cirurgia da válvula mitral do coração, por exemplo.

O que acontece quando a válvula mitral não funciona corretamente?

Em algumas ocasiões, as válvulas podem apresentar problemas, ou seja, não se abrirem da forma adequada para a passagem do sangue. Quando isso acontece, o coração precisa fazer mais força para poder ultrapassar esse “obstáculo”.

Mas, em outras situações, o problema é o inverso: quando elas não se fecham por inteiro e o sangue volta. Nesse caso, o nome médico para esse problema é insuficiência ou regurgitação. Quando não se abre por completo, chama-se estenose ou obstrução.

Ademais, todas as quatro válvulas podem passar por esse problema. Então, assim como existe cirurgia da válvula mitral do coração, também existe para as outras.

mitral valve repair operation

A cirurgia da válvula mitral do coração é comum?

Mais ou menos. Na verdade, os problemas da válvula mitral, na grande maioria das vezes, é por consequência da degeneração. Ou seja, um processo “natural”. Por isso, esse problema é mais comum em adultos e especialmente em idosos.

Contudo, como o quadro de saúde de uma pessoa idosa é um pouco mais delicado, a cirurgia da válvula mitral do coração pode conferir alguns riscos. Por isso, pode acontecer de a pessoa não fazer a cirurgia.

Então, o que geralmente acontece é procurar um tratamento da medicina intervencionista, que é muito menos invasiva e reduz circunstancialmente os riscos que podem ocorrer.

Como é a cirurgia da válvula mitral do coração?

Depende do que ocasionou esse problema. Quando a válvula está obstruída, é preciso trocá-la. Esse procedimento pode ser feito através do próprio cateterismo, onde não há corte. Mas, na cirurgia tradicional, o cirurgião trabalha direto no coração, tocando-o e trocando a válvula.

Fora isso, precisamos salientar que o coração possui uma “reserva”. E quando ela começa a acabar, geralmente passa a se considerar a intervenção cirúrgica. Afinal, não há nenhum remédio que possa revitalizar essa reserva.

Como é o pós-operatório da cirurgia da válvula mitral do coração?

Depende do tipo de cirurgia que você fez. Se foi aquela menos invasiva, em termos gerais, a internação tende a ser mais breve e tranquila. Em contrapartida, caso tenha optado pelo tratamento cirúrgico, a internação é um pouco mais demorada.

Ou seja, independente da escolha, ambas precisam de internação, a única diferença está em relação ao tempo de internação.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é confirmado através de um exame de ecocardiograma. No entanto, através de uma consulta médica, é possível observar algumas coisas incomuns, que é popularmente conhecido como “sopro”.

O médico, ao ouvir o coração, pode detectar esse sopro. Mas o diagnóstico só é confirmado mediante ao exame adequado. Sendo assim, em uma única consulta, o paciente pode receber o diagnóstico e já encaminhar para fazer a cirurgia da válvula mitral do coração.

O paciente tem algum sintoma?

O paciente pode sim sentir alguns problemas que tenham relação com o mal funcionamento da válvula. Contudo, na grande maioria dos casos, isso acontece quando a “reserva” está começando a se findar.

Nesses casos, é normal sentir muito cansaço, falta de ar, desmaios e até dor no peito, por exemplo.

ACESSOS DA PÁGINA

contador

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS