MEIO AMBIENTE
BNDES e Petrobras anunciam R$ 42 milhões para restauração florestal

Um edital no valor de R$ 42 milhões será lançado pela Petrobras e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ações de reflorestamento no Pantanal e no Cerrado. A iniciativa, em parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), foi divulgada durante atividade promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O documento “Corredores de Biodiversidade” vai viabilizar recursos para desenvolvimento de até nove projetos, em locais estratégicos desses biomas, voltados para a restauração de florestas, de acordo com o chefe do departamento de Meio Ambiente do BNDES, Nabil Kadri.
A abertura do edital está prevista para o dia 18 de dezembro. Podem participar instituições sem fins lucrativos, com no mínimo dois anos, como associações civis, fundações privadas e cooperativas. Juntos, o Pantanal e o Cerrado ocupam cerca de 2 milhões de km². O gerente de projetos ambientais da Petrobras, Gregório Araújo, explica por que os dois biomas foram escolhidos.
“São áreas de valor ecológico muito grande, por isso corredores de biodiversidade. No Cerrado, 30% das espécies do Brasil e 5% das espécies mundiais vivem lá, 12 bacias hidrográficas nascem no território. E é fundamental também para a sustentabilidade do Pantanal, que, por sua vez, é a maior superfície alagada e tem a maior concentração de mamíferos por metro quadrado do mundo”, aponta.
Para a Petrobras e o BNDES, o restauro florestal dessas áreas é essencial para zerar a recuperação desses biomas e para produzir ganhos sociais por meio da criação de emprego e valorização das comunidades locais.
A CNI participou da COP28 com um estande próprio promovendo uma série de atividades e debates sobre financiamento climático, transição energética, mercado de carbono e conservação florestal no contexto da indústria.
Fonte: Brasil 61
-
CONTANDO A HISTÓRIA2 semanas atrás
Quem Foi Edgar Carício de Gouvêa?
-
DIVERSOS3 semanas atrás
Defesa Civil Alerta chega ao Nordeste com aviso em tempo real de desastres
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: Análise das chuvas em Bom Conselho no mês de Maio
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Paulo Cupertino é condenado a 98 anos de prisão pela morte do ator Rafael Miguel e os pais dele
-
SAÚDE3 semanas atrás
JUNHO É O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO
-
SAÚDE4 semanas atrás
Hérnia de disco: 90% dos casos são resolvidos com medicamentos e reabilitação
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrás
‘Transposição do Rio São Francisco é a redenção de um povo’, diz Lula
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrás
O que está por trás do ataque de Israel ao Irã — e o que pode vir agora