A forma de transmissão da rede televisiva tem passado por grandes mudanças. O sinal analógico está sendo substituído totalmente pelo sinal digital.
Para garantir que a população que possui TVs mais antigas continue a ter acesso às transmissões, o governo disponibilizou gratuitamente o Kit Antena Digital para as famílias inscritas no CadÚnico.
A seguir, explicaremos como funciona o Kit Antena Digital, quem tem direito e como fazer a solicitação do benefício. Continue a leitura.
O que é e para que serve o Kit Antena Digital?
A aquisição do Kit Antena Digital em todo o país foi liberada para auxiliar no processo de migração para o sinal digital, visando garantir que todos tenham acesso à TV.
Com este kit, aqueles que desejam assistir TV terão acesso ao sinal digital, que não tem chances de sofrer interferências do 5G.
Famílias que ainda utilizam a antiga antena parabólica para assistir TV precisam trocar o equipamentopara receber o Kit Antena Digital.
De modo simplificado, o processo de “limpeza de faixa” na banda C e a transferência do sinal para a banda Ku exigem a troca dos aparelhosde parabólicas. Com isso, será possível evitar o risco de interferência no sinal nos próximos 18 meses, pois a banda C deixará de existir.
O que vem no kit gratuito para TV?
Confira os itens que fazem parte do Kit Antena Digital disponibilizado:
1 conversor digital;
1 corpo da antena;
1 fonte de alimentação;
Cabo RCA;
Varetas e suporte com mastro;
Parafusos, porcas e arruelas para instalação;
8 metros de cabo coaxial;
Controle remoto com pilhas.
Quem tem direito ao kit TV digital do governo?
O direito ao Kit Antena Digital é concedido à população que se encaixa nos seguintes critérios:
Famílias inscritas no Cadastro Único que possuam equipamentos antigos em funcionamento;
Famílias que possuam parabólicas em funcionamento;
Famílias que não possuam equipamentos antigos ou parabólicas em funcionamento.
Como fazer o pedido da antena e conversor digital
O processo para receber o kit é simples e a solicitação pode ser feita totalmente online.
Para se cadastrar, é necessário apresentar o Número de Identificação Social (NIS) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
O período de agendamento é de 07/08/2023 a 01/09/2023 através do telefone 0800 0000 1620 (segunda a sexta das 08h às 18h) ou pelo site: https://sejadigital.com.br/tvdigital/home, sendo necessário ter em mãos o seu CPF e NIS.
Atenção:Somente os beneficiários que fizerem agendamento até 01/09/2023 poderão fazer a retirada de equipamentos caso seja necessário.