SAÚDE
AI indica poder rastrear e identificar câncer de mama

Para começar a semana com notícia boa, um estudo descobriu que a inteligência artificial pode ler imagens de rastreamento de câncer de mama “com segurança”.
- Pela pesquisa, a detecção auxiliada por computador conseguiu identificar a doença em uma taxa semelhante à de 2 radiologistas.
O estudo envolveu mais de 80 mil mulheres que fizeram mamografia entre 2021 e 2022. Metade foi avaliada por 2 radiologistas — tratamento padrão — e a outra metade pela ferramenta de triagem apoiada por AI, seguida da interpretação de um radiologista.
Como resultado, os exames apoiados por inteligência artificial resultaram em uma taxa de detecção de câncer de 6 por mil mulheres rastreadas, em comparação com 5 por mil com a abordagem padrão.
“Além disso, com o apoio da AI, os radiologistas tiveram que analisar muito menos telas, resultando em uma redução de 44% da carga de trabalho“.
Por que isso é relevante? Embora o aparelho ainda exija pelo menos um médico responsável pela detecção, ele poderia acabar com a necessidade de leitura dupla das mamografias, ajudando a combater a escassez de radiologistas em todo o mundo.
Assim, a AI conseguiria encurtar o tempo de espera dos pacientes, além de servir como ponto de partida para tratamentos mais avançados contra o câncer de mama.
Falando no tema… No início a semana passada, Reed Jobs, filho do Steve Jobs, anunciou a abertura de uma empresa para investir em novos tratamentos contra o câncer. Ele já levantou US$ 200 milhões com investidores e instituições.
-
CONTANDO A HISTÓRIA2 semanas atrás
Quem Foi Edgar Carício de Gouvêa?
-
DIVERSOS3 semanas atrás
Defesa Civil Alerta chega ao Nordeste com aviso em tempo real de desastres
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: Análise das chuvas em Bom Conselho no mês de Maio
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Paulo Cupertino é condenado a 98 anos de prisão pela morte do ator Rafael Miguel e os pais dele
-
SAÚDE3 semanas atrás
JUNHO É O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO
-
SAÚDE4 semanas atrás
Hérnia de disco: 90% dos casos são resolvidos com medicamentos e reabilitação
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrás
‘Transposição do Rio São Francisco é a redenção de um povo’, diz Lula
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrás
O que está por trás do ataque de Israel ao Irã — e o que pode vir agora