Siga-nos nas Redes Sociais


PERNAMBUCO

Taxa de desemprego fica abaixo da série histórica de março em Pernambuco

Estado apresenta resultado 40% inferior ao período de 2011 a 2023 (nos meses de março e dezembro) e 13,5% melhor em relação ao ano passado.

Publicado

dia:

No mês de março de 2023, Pernambuco apresentou um saldo negativo de -5.266, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego. Este saldo corresponde à diferença entre contratações e desligamentos e já era esperado para este período, dos meses de março e dezembro (período com queda maior de vagas no setor sucroalcooleiro), pois, na série histórica (2011 – 2013), Pernambuco tem um saldo médio de -8.819.   

No terceiro mês de 2023, o Estado apresentou resultado cerca de 40% abaixo da média da série histórica, e 13,5%, melhor do que o resultado do ano de 2022, quando teve um saldo de -6.091. O desempenho de março é explicado, principalmente, pela atividade da cana-de-açúcar, produto cujo cultivo tem sua entressafra neste período, fazendo com que exista uma maior quantidade de desempregados. 

A secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE-PE), Amanda Aires, explica a motivação para a queda nas vagas. “A fabricação de açúcar está sempre entre as 10 principais atividades econômicas do Estado, então, variações expressivas tendem a ter um impacto maior no resultado final. Quando observamos os dados do CAGED, as três principais atividades que apresentaram um maior saldo negativo estão diretamente ligadas ao setor sucroalcooleiro”, ressalta. As atividades que mais desempregaram foram: Fabricação de Açúcar (-4.520), Cultivo de Cana-de-Açúcar (-1.423) e Fabricação de Álcool (-734).

Para o gestor de dados da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE-PE), Raphael D’Emery, o resultado já era esperado para o período. “É preciso observar o acumulado em 12 meses, pois mesmo após este panorama negativo, o Estado conseguiu se manter como o segundo melhor acumulado da Região Nordeste e o nono melhor do País, posição essa que Pernambuco mantém na série histórica”, enfatiza.

DESTAQUES POSITIVOS – No mês de março, os destaques positivos ficam para os setores de Serviços (+2.359) e Construção (+344), que juntos acumulam saldo positivo de +2.703 novas vagas. Estes setores foram puxados pelas atividades de Educação (+931) e Construção de Edifícios (+342), respectivamente.

____

ASCOM SEDEPE-PE / AGE

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas para blogs

Siga o JB no Facebook

JB NO YOUTUBE

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

Apresentação vCardPRO Digital

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 955 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS