AGRICULTURA
Crônicas do Agro: Governança e Sucessão Familiar
Que o Agro puxou a economia brasileira durante a pandemia já sabemos de longa data, assim como que a pandemia modificou diversos modelos de negócio, trazendo reflexões sobre os hábitos de consumo da população.
Porém essa pujança do Agro não pode ser vista como algo interminável. A história nos conta os altos e baixos do setor, assim como as incertezas que estes momentos já trouxeram e o quanto assolaram diversas famílias produtoras Brasil afora.
A fortaleza de uma família empresária é a união de seus membros entre si e com a empresa. Em uma empresa familiar, é necessário que os filhos conheçam o futuro. Se não conhecerem, não poderão amá-la. Somente amamos aquilo que conhecemos.
É necessário desenvolver a família, gerando confiança; assim como é preciso desenvolver a empresa, gerando profissionalismo.
Na primeira geração, família = propriedade = empresa. Tudo se confunde e funciona muito bem, mas chega o momento de modificar para a família empresária, onde família, propriedade e negócio são entes distintos.
Não é uma situação simples, pois é quando os fundadores têm de dar início à transição, delegando e dando mais autonomia. Nesse momento, aparecem as resistências, o medo de ficarem em um vazio sem funções, além de inseguranças, como a financeira.
Esses receios podem trazer sérias consequências para a empresa. Se os fundadores não cuidarem da transição e algo acontecer, serão obrigados a fazê-la às pressas.
A transição feita sem a presença ativa dos pais leva muitas empresas a falirem na segunda geração, porque esta não se escolheu livremente. Como eram herdeiros, passaram a ser sócios.
A palavra-chave é antecedência.
Esse é um artigo de opinião, que não necessariamente expressa as opiniões, ideias e análises do Brasil 61 ou de seus editores.
SOBRE O AUTOR
Waldir Franzini, eng. agrônomo de formação; empresário rural, consultor de negócios, fundador e apresentador dos podcasts Academia do Agro e Crônicas do Agro
Fonte: Brasil 61
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrásGoverno Lula retira 2,7 milhões de pessoas do programa Bolsa Família
-
ALEXANDRE TENÓRIO1 semana atrásColuna Ensaio Geral: Chuvas de Outubro em Bom Conselho
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrásAssociação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrásEx-jogador Fagundes realiza evento esportivo em Rainha Isabel, distrito de Bom Conselho
-
EDUCAÇÃO3 semanas atrásVeja quando sai o local de prova do Enem 2025
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 semanas atrásConcursos em Pernambuco: confira agenda de vagas para o estado
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrásVocê já parou pra pensar quanto tempo passa no celular todos os dias?
-
ECONOMIA3 semanas atrásBancos vão fazer mutirão para negociar dívidas em novembro; veja como participar



