Siga-nos nas Redes Sociais


SAÚDE

Nesse verão, aproveite para comer melancia!

Publicado

dia:

Quem não gosta de saborear uma melancia refrescante e geladinha no verão, não é mesmo? Além de hidratar e repor os sais minerais do corpo, a melancia oferece diversos benefícios que você precisa conhecer.

A melancia tem excelentes níveis de vitaminas A e C, além de um bom nível de vitamina B6.

 A Vitamina A encontrada na melancia é importante para a saúde ocular, e também melhora o combate à infecção dos glóbulos brancos, chamados linfócitos.

A Vitamina B6 encontrada na melancia ajuda a produção de anticorpos, que são parte fundamental do sistema de defesa do corpo humano. A vitamina B6 também é importante para ajudar na assimilação de proteínas. Quanto mais proteína é ingerida, mas vitamina B6 é necessária.

Vitamina C encontrada na melancia ajuda a fortalecer as defesas do sistema imunológico contra infecções e vírus, e pode proteger o organismo de radicais livres prejudiciais, que aceleram o envelhecimento e causam doenças como a catarata.

A melancia também é uma ótima fonte de potássio, mineral necessário para o equilíbrio de água encontrada dentro de cada célula.

Melancia e seu Importante Papel Antioxidante

A melancia contém os níveis mais elevados de licopeno se comparada com qualquer outra fruta ou vegetal (de 15 a 20 mg por porção).

Pesquisadores relatam que os carotenoides (compostos solúveis em gordura vegetal que dão pigmentos vermelhos, laranja e amarelos às plantas), podem atuar como antioxidantes, protegendo as células de danos oxidativos.

O principal papel dos carotenoides nas plantas é neutralizar compostos criados durante a fotossíntese. Dos carotenoides, o licopeno é o limpador de oxigênio mais eficiente, pois pode neutralizar várias moléculas de oxigênio com uma única molécula de licopeno.

Outros antioxidantes são a Vitamina C (acido ascórbico) e vitamina E.

Benefícios da Melancia

Nesse verão, aproveite para comer melancia!

Um resumo dos principais benefícios da melancia:

Previne o aparecimento do câncer de próstata: O câncer é muitas vezes causado por processos oxidativos recorrentes, que lesam o DNA e provocam alterações celulares. A melancia possui uma substância chamada licopeno, cuja pigmentação atribui a ela sua coloração avermelhada. O licopeno tem comprovada ação antioxidante, que impede que os radicais livres ataquem as células do corpo e provoquem lesões.

Fortalece o pulmão:A fruta fornece boas doses de vitamina A. Segundo a Sociedade Americana Torácica, o nutriente participa dos processos regenerativos dos alvéolos, pequenas estruturas do pulmão que atuam no intercâmbio de gases. A vitamina ainda ajuda a combater processos inflamatórios. Consuma uma fatia média da fruta para a suprir a quantidade diária de vitamina A recomendada.

Combate a anemia: A melancia é fonte de ferro — mineral que ajuda os glóbulos vermelhos a transportarem oxigênio para todas as células do corpo. A anemia ocorre quando a falta de ferro prejudica a concentração de glóbulos vermelhos. A fruta é uma boa opção de fornecimento do mineral para vegetarianos e para atletas, que tendem a perder glóbulos vermelhos com mais rapidez.

Não provoca inchaço: A melancia é rica em potássio, mineral que participa juntamente com o sódio e o cloro  do equilíbrio hídrico do corpo. Por esse motivo, ela ajuda a eliminar água em excesso e ainda, por consequência, regula o pH do sangue. Outro benefício é que 90% da composição da melancia é água, que estimula os rins a trabalharem melhor, driblando a retenção de líquidos.

Fornece energia: Isso porque a melancia é rica em vitamina do complexo B ( principalmente B5). Também conhecida como ácido pantotênico, ela ajuda o corpo a extrair energia dos carboidratos, das gorduras e das proteínas. Em outras palavras, ela atua na conversão desses nutrientes em combustível para que as atividades do nosso organismo sejam realizadas com perfeição.

Quem não pode consumir a melancia?

Algumas pessoas podem desenvolver intolerância à citrulina, um aminoácido presente na melancia. Boa parte dos pacientes com artrite reumatoide são intolerantes a essa substância, assim como aquelas pessoas que sofrem de uma deficiência genética conhecida por citrulinemia. Quem tem diabetes do tipo 2 deve consumir a melancia com cautela.

Sementes da Melancia

Nesse verão, aproveite para comer melancia!

Posso comer a semente de melancia? Pode e deve, porém elas não devem ser engolidas inteiras, sempre trituradas. Elas são compostas por cerca de 35% de proteína e são uma boa fonte de proteína em uma base por grama. Em 1 xícara de sementes de melancia, há 31 g de proteína. A proteína de sementes de melancia é de qualidade relativamente elevada; dos nove aminoácidos essenciais, as proteínas de semente de melancia classificam-se altamente em todos, menos um, a lisina.

As sementes de melancia são uma boa fonte de várias vitaminas e minerais. Por xícara, contêm uma quantidade significativa das seguintes vitaminas: tiamina (14% do valor diário recomendado), riboflavina (9%), niacina (19%) e folato (16%). A respeito de minerais, sementes de melancia fornecem cálcio (6 por cento), o ferro (44%), magnésio (139%), de fósforo (82%), potássio (20%), zinco (74%), cobre (37%) e de manganês (87%).

Por causa de seu tamanho e camada externa rígido, sementes de melancia, se não mastigados ou divididos antes de engolir, podem facilmente passar através do trato digestivo de uma pessoa não digeridas. Se isso acontecer, nenhuma das sementes e nenhum dos seus nutrientes são absorvidos pelo corpo. Sementes de melancia devem ser mastigadas antes de engolir, se seu conteúdo nutricional for desejado. Ou então faça um suco de melancia no liquidificador junto com as sementes.

Suco de Melancia

Nesse verão, aproveite para comer melancia!

O suco de melancia é muito nutritivo e refresca em dias quentes. As receitas dos sucos devem ser coadas, caso opte em não coar, bata por bastante tempo no liquidificador.

1. Suco de melancia com semente: essa é a tradicional receita de suco de melancia. Tire a casca da fruta e bata a polpa no liquidificador. Depois, adicione pedras de gelo. O diferencial está em usar a semente para trazer ainda mais nutrientes.

2. Suco de melancia com limão: quer um suco muito refrescante? Aposte nesse de melancia com limão. Coloque, no liquidificador, melancia gelada suficiente para encher o copo. Bata com o suco de 1 limão, sirva e aproveite!

3. Suco de melancia com gengibre: esse suco traz todos os benefícios que seus ingredientes tem a oferecer. Depois de descascar a melancia e o gengibre, coloque-os no liquidificador e triture bem.

4. Suco de melancia com melão: no liquidificador, bata o melão e a melancia com as sementes. As frutas são colocadas sem casca. Não é necessário coar nem adoçar, já que as frutas são bem doces.

5. Suco de melancia com canela: a ideia desse suco é bem simples. Basta adicionar um pouco de canela em pó quando for bater a melancia. Para ficar uma mistura bem espessa, é adicionado bem pouco de água. O sabor quente da canela, nessa receita, combina bem com o refrescante da fruta.

6. Suco de melancia com morango: a combinação da melancia com o morango é sempre saborosa e surpreendente. Nessa receita, as duas frutas são batidas sem nenhuma água e com apenas algumas folhinhas de hortelã. Caso queira, você pode acrescentar gelo no liquidificador ou direto no copo.

7. Suco de melancia com limão e hortelã: um copo de suco bem colorido é sempre uma boa ideia para levantar nosso astral. Para esse, é só bater todos os ingredientes no liquidificador – melancia sem sementes, raspas de limão, suco de limão, hortelã e gengibre ralado.


Beleza e saúde

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS