Siga-nos nas Redes Sociais


TECNOLOGIA

Com expansão do 5G, setor de telecom deve movimentar mais de R$ 35 bi em 2023

Atualização das leis para instalação de infraestruturas deve ser principal desafio para o próximo ano, afirma presidente-executivo da Conexis

Publicado

dia:

5G deve ser, mais uma vez, o grande protagonista de 2023. Com a previsão da chegada da nova tecnologia em mais municípios e o início de possíveis aplicações, a Conexis Brasil Digital, entidade que representa empresas de telecomunicação, espera que o setor mantenha os níveis de investimentos na média anual acima dos R$ 35 bilhões no ano que vem.

O cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabelecia que todas as capitais, além do Distrito Federal, deveriam ter a tecnologia em operação até novembro de 2022. A poucos dias do fim do ano, isso não apenas foi atingido como superado. Em média, as prestadoras instalaram três vezes mais antenas que o previsto na primeira fase das obrigações.

Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande e Florianópolis também modernizaram as legislações de instalação de antenas para se adequar à nova realidade. Para Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis, esse representa um dos maiores desafios para 2023. “A atualização das leis municipais para instalação de infraestruturas de telecomunicações é um grande desafio do setor e é essencial para expansão da conectividade,” afirmou em entrevista.

Segundo o porta-voz, atualmente, cerca de 2% dos municípios têm leis de antenas atualizadas. A maioria tem leis antigas, que não atendem aos avanços tecnológicos. As normas tratam, por exemplo, uma pequena antena de 5G, que pode ser instalada na fachada de prédios e no mobiliário urbano, como uma edificação.

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas online

JB NO YOUTUBE

INFORME V-LINK

ÁGUA LUCINDA

DISTRIBUIDORA LUCINDA

PASSAGENS AÉREAS

SUNDOWN PARK

PROVEDOR DE INTERNET

JB ASSSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAÍSO, 52 - COHAB

R. ARAGÃO

O QUE FOI NOTICIA

dezembro 2022
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

MAIS LIDAS DO MÊS