Siga-nos nas Redes Sociais


MÚSICA

Morre aos 87 anos, Jerry Lee Lewis, lenda do rock

Publicado

dia:

Jerry Lee Lewis, uma das lendas do rock’n’roll, morreu aos 87 anos. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (28) pelo agente do artista.

Lewis era cantor, compositor e pianista. Ele foi responsável por alguns dos maiores hits dos anos 50, como Great Balls of Fire e Whole Lotta Shakin’ Goin’ On.

Nascido na Louisiana, o músico começou a tocar piano aos 9 anos. Ele entrou para o “Hall da Fama do Rock and Roll” em 1986. Lewis se apresentou no Brasil duas vezes, em 1993 e 2009.

Famoso por seus cabelos loiros esvoaçantes, pelas batidas de piano barulhentas e pela escandalosa presença de palco, o astro morreu de causas naturais, acrescentou seu agente.

Ele era conhecido por ser difícil de lidar, por fazer shows cada vez mais curtos e por, um dia, ter incendiado o piano.

Jerry Lee Lewis foi uma das expressões mais explosivas que o rock and roll de sua fase de ouro produziu. De Ferriday, nos territórios sulistas da Louisiana, Jerry Lee mostrava ser um ás ao piano desde que aprendera com os garotos negros a fazer os movimentos de um boogie woogie nas teclas.

A família era pobre, não havia condições para luxos como um piano, mas os pais resolveram apostar no talento do garoto ao perceberem a euforia dele, e resolveram hipotecar a própria casa para comprar um instrumento.

Em 1954, ano que muitos biógrafos apontam como a data de nascimento do próprio rock and roll, Lee gravou sua primeira música e ingressou rapidamente na cena que se tornaria a primeira geração do gênero.

Pelas mãos de um ousado engenheiro de som, Jack Clement, Lewis fez uma gravação pelo selo de Sam Phillips, o Sun Records. Detalhe: Sam estava viajando e só iria descobrir isso quando voltasse. Ali, Jerry Lee Lewis entrava para o time de Elvis Presley, Roy Orbison, Carl Perkins e Johnny Cash, todos começando juntos. Seus sucessos começaram então a viajar pelo mundo. Whole Lotta Shakin’ Goin’ On veio em 1957. Great Balls of Fire, logo depois.

Ao mesmo tempo em que tudo dava certo dentro dos estúdios, a vida de Lewis parecia querer escrever um roteiro dramático para o cinema. Seu maior segredo, guardado desde que ele começou a fazer sucesso, o estourou como uma bomba. A imprensa revelou que Lewis, então com 23 anos, havia se casado com uma prima de segundo grau de 13 anos, Myra Gale Brown. Isso tudo durante uma turnê pelo Reino Unido.

Depois do terceiro show, o músico voltou para casa. E nunca mais teve paz.

O álbum Live at the Star Club, Hamburg (de 1964), veio para restabelecer um pouco da honra de Lewis e acabou se tornando um dos melhores discos de rock da época. Mas Lewis perdia território e chegou a migrar para o country em busca de um novo público.

A grande fase do tornado do piano nunca mais seria como antes do Reino Unido. Pelas décadas seguintes, ele apenas conseguiria reproduzir o que fez em seus poucos anos de genialidade.


R7

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS