Siga-nos nas Redes Sociais


SAÚDE

CADERNETA DE VACINAÇÃO: Como e onde conseguir o documento

Publicado

dia:

A Caderneta de Vacinação é um documento individual que os profissionais de saúde usam para acompanhar todo o histórico vacinal de cada brasileiro. Além disso, permite aos pais e responsáveis o acompanhamento e controle sobre as vacinas e situação vacinal de seus filhos, até mesmo, a sua. O documento possibilita também a avaliação de quais vacinas ainda faltam receber, especialmente aquelas que precisam de mais de uma dose.

O pediatra Henrique ressalta: é preciso que pais e mães mantenham a caderneta de vacinação de seus filhos atualizada.

“Ela [caderneta] é adquirida na rede pública de saúde, aqueles pacientes que nasceram em hospital público já saem com a caderneta. É importante falar também que no site do Ministério da Saúde tem a carteira de vacinação tanto para o sexo masculino quanto para o feminino. É importante manter atualizada para não surgirem novas doenças, quando tem uma baixa adesão em vacinação, acaba tendo ressurgimento dessas doenças, a exemplo, o sarampo, porque quanto mais pessoas não vacinadas mais o vírus vai estar circulando entre a população. ”

Mãe de duas crianças, a mineira Luana conta que sempre fica atenta às datas na Caderneta de Vacinação – tudo para não esquecer de levar os filhos ao posto de saúde.

“Nunca deixei de vacinar meus filhos. Todo mundo tem que estar ciente dessa vacinação. Não só da vacinação de Covid-19, mas de todas as outras. Desde quando o bebezinho nasce até a fase adulta, tem que ter vacina sim. É muito importante.”

Em caso de perda da Caderneta de Vacinação, o Ministério da Saúde recomenda que o indivíduo procure pelo posto de saúde onde habitualmente recebe as vacinas para o resgate do histórico de vacinação e fazer a segunda via do documento. 

Pais e responsáveis por crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, a dica é aproveitar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, que acontece até o dia 9 de setembro para atualizar a caderneta de vacinação. Não percam mais essa oportunidade!

Além da proteção contra a Poliomielite, serão ofertadas vacinas contra doenças como sarampo, caxumba, rubéola, hepatite A, febre Amarela, HPV e outras. Essa é uma oportunidade para atualizar as cadernetas de vacinação, proteger as crianças e os adolescentes, reduzindo o risco da ocorrência de doenças imunopreveníveis no Brasil.

Saiba mais:


Fonte: Brasil 61

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas para sites

INFORME V-LINK

ÁGUA LUCINDA

DISTRIBUIDORA LUCINDA

PASSAGENS AÉREAS

SUNDOWN PARK

PROVEDOR DE INTERNET

JB ASSSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAÍSO, 52 - COHAB

R. ARAGÃO

MAIS LIDAS DO MÊS