Siga-nos nas Redes Sociais


VANDERLEI TENÓRIO

21 anos do 11 de setembro: 3 documentários para entender o dia que parou o mundo

Publicado

dia:

A morte ou a morte, na manhã de 11 de setembro de 2001, dezenas de pessoas tiveram de escolher entre essas duas alternativas como lembra Juliana Gragnani, da BBC News Brasil. Com fogo e fumaça dentro dos prédios do World Trade Center, em Nova York, vítimas nos andares superiores começaram a pular, perdendo a vida ao cair de até 417 metros de altura.

A cena das pessoas pulando dos prédios atacados por dois aviões é um dos aspectos mais sombrios e sensíveis da tragédia que completa 20 anos neste sábado (11/9).

Para entendermos mais sobre esse ataque que deixou por volta de 3 mil mortos, selecionei 3 documentários, confira:

Fahrenheit, 11 Setembro:

O documentário resgata o momento em que o 43º presidente dos Estados Unidos, George W. Bush recebe o anúncio do ataque. Ele visita um jardim da infância na Flórida, lê um livro infantil, fica com cara de pasmo e sem reação.

O filme mostra como Bush fechou aeroportos, mas facilitou a vida de seus ‘‘amigos’’ sauditas. Num encontro prévio à intervenção no Afeganistão e no Iraque, assessores prometem – a destruição dos países será benéfica para todos. A reconstrução trará muito dinheiro para os investidores.

Onde Você Estava em 11 de Setembro:

O documentário relembra o ataque com relatos de jornalistas que estiveram no World Trade Center no dia em que os aviões atingiram os prédios. O longa também conversa com profissionais que, mesmo distantes, acompanharam os acontecimentos e também foram atingidos, de alguma maneira, pelo terrorismo. Será transmitido na TV Cultura, neste sábado (11), às 20h15.

11/09 – A Vida Sob Ataque:

A tragédia dos atentados terroristas de 11 de setembro é amplamente conhecida e já explorada sob as mais variadas perspectivas no cinema e na televisão. É uma perspectiva única e perturbadora, contudo, a que se vê aqui. No dia dos ataques, muitas pessoas que estavam pelos arredores do World Trade Center fizeram filmagens com suas próprias câmeras.

O novo documentário da rede britânica BBC mostra algumas dessas gravações que até hoje não haviam sido vistas por ninguém. A narrativa é construída através de histórias do atentado nunca reveladas, pelas lentes daqueles que vivenciaram os ataques.

Bônus:

Torres gêmeas – World Trade Center “Recordando a Tragédia”:

* Com informações do BBC e do JC.

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas html

Siga o JB no Facebook

JB NO YOUTUBE

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

Apresentação vCardPRO Digital

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 955 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS