Siga-nos nas Redes Sociais


TECNOLOGIA

Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre podem ativar 5G a partir desta sexta-feira (29)

Publicado

dia:

A partir desta sexta-feira (29), operadoras poderão ativar a tecnologia 5G em Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS). A data foi definida nessa quarta-feira (27) pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) na faixa de 3.625 a 3.700 MHz, composto por representantes da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), do Ministério das Comunicações e de empresas.

O início da operação do 5G nessas capitais foi possível após a adaptação de estações receptoras de satélite. As três cidades se somam a Brasília, onde a tecnologia está em funcionamento desde a primeira quinzena de julho. A área de cobertura do 5G será expandida aos poucos em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre, a exemplo do que já ocorre na Capital Federal. 

Segundo o Gaispi, todos os testes necessários para a liberação do 5G foram feitos nas localidades aptas a ativá-lo. Foi verificada a possibilidade de o sinal da tecnologia afetar o funcionamento de antenas parabólicas domésticas, por exemplo. A utilização do 5G permite download e upload em alta velocidade, entre outras ações. A nova tecnologia deve estar disponível em todos os municípios até 2029.

Como primeira exigência de cobertura do edital dos leilões do 5G, o Ministério das Comunicações determinou prazo até 31 de julho para que as prestadoras de telefonia móvel instalem no mínimo uma antena de tecnologia de quinta geração para cada 100 mil habitantes nas capitais brasileiras. 

No entanto, esse prazo foi estendido por 60 dias. Um dos motivos é a necessidade de uma limpeza na faixa de 3,5 Ghz, a fim de evitar interferências no tráfego dos sinais de TV captados por antenas parabólicas. Além disso, as operadoras enfrentaram dificuldades para importar os equipamentos necessários para implementar a tecnologia.

“O edital do 5G previa investimentos em várias obrigações. A primeira delas é o 5G em todas as capitais até 2022.  A primeira foi Brasília. Todas as outras capitais terão que começar a funcionar até 29 de setembro. Brasília começou no dia 6 de julho, então tem até o dia 29 de setembro para otimizar toda a faixa, todas as obrigações, e a partir desta data é que a Anatel vai fazer aferição”, explicou o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

O Gaispi voltará a se reunir em 10 de agosto para avaliação da liberação do sinal do 5G em outras capitais. 
 


Fonte: Brasil 61

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas

JB NO YOUTUBE

INFORME V-LINK

ÁGUA LUCINDA

DISTRIBUIDORA LUCINDA

PASSAGENS AÉREAS

SUNDOWN PARK

PROVEDOR DE INTERNET

JB ASSSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAÍSO, 52 - COHAB

R. ARAGÃO

MAIS LIDAS DO MÊS