Siga-nos nas Redes Sociais


EDUCAÇÃO

Com protocolos contra a Covid-19, Rede Estadual de Ensino inicia ano letivo 2022

Retorno das aulas aconteceu nas 1.052 escolas da rede, que atende 580 mil estudantes em Pernambuco

Publicado

dia:

Todas as unidades de ensino da rede estão seguindo os protocolos de biossegurança contra a Covid-19, atentas às medidas de proteção e prevenção com água e sabão para higienização das mãos, dispenser com álcool em gel 70% e uso obrigatório de máscara para todos no ambiente escolar. As aulas retomam no modelo presencial, admitindo o ensino remoto.


“Este é um momento muito importante para toda a rede estadual. Nós tivemos quase dois anos de muitos desafios para a educação e agora estamos retornando com o ensino presencial. É muito importante essa volta presencial com todo cuidado, cautela e segurança. Os protocolos devem ser seguidos e, assim, nossos estudantes poderão ser acolhidos da melhor forma possível”, afirma o Secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros.


Para Daniel Oliveira, gestor da Escola Técnica Estadual (ETE) Ginásio Pernambucano,  este retorno é um momento que representa a esperança. “Queremos que os nossos alunos sintam-se acolhidos, respeitados e determinados a encarar os desafios, principalmente depois desses dois últimos anos bastante conturbados. Por aqui, estamos esperançosos e com o sentimento de que tudo ocorrerá bem, fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance”. 

Mas Daniel lembra também sobre a importância da conscientização dos estudantes: “Alunos e família desempenham, também, um papel muito importante neste novo retorno às aulas presenciais para que possamos garantir a segurança de todos. Portanto, ressaltamos o uso obrigatório de máscaras (trazendo sempre reservas na bolsa) e o uso individual de objetos pessoais, além da higienização correta das mãos com sabão e álcool em gel e todos os outros protocolos”.

Além das orientações sanitárias, as escolas também estão orientando os pais e responsáveis para que os estudantes que apresentarem sintomas gripais fiquem em casa e busquem orientação médica. Havendo o teste positivo para Covid-19, deve-se informar à instituição de ensino, e o estudante deve se manter em quarentena, para evitar a proliferação do vírus.

Quanto ao retorno dos estudantes e profissionais de educação que testaram positivo para Covid-19, serão adotadas as orientações do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, que preveem 7 dias de afastamento para os casos positivados.  

No que se refere à vacinação, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco não exige a apresentação do comprovante de vacinação da Covid-19 para os estudantes para acesso e permanência na instituição de ensino. Porém, a pasta acompanha diariamente, junto com a Secretaria de Saúde do Estado, o ritmo de vacinação dos estudantes em todo o Estado. Neste sentido, é importante que as instituições  de ensino promovam campanhas e ações de sensibilização com pais e responsáveis no tocante à importância da vacinação para os estudantes e do respeito ao protocolo setorial e demais orientações do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19. 

Acolhimento – Neste momento de retorno, as escolas realizaram um trabalho de acolhimento e orientação dos estudantes. A Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) João Barbalho, no Centro do Recife, foi transformada em EREF e vai acolher aproximadamente 800 alunos para o ano letivo. A acolhida , realizada nesta quinta-feira (03), foi feita pelos estudantes protagonistas da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano da Aurora. Os discentes dos 6º anos, que estão chegando na escola, fizeram o conhecimento da unidade como também foram orientados quanto a dinâmica de ensino da escola. Os protagonistas executaram um momento de oficinas, produção de cartazes, murais, dinâmica sobre quem é cada um e o que esperam para esse novo ciclo.

ACESSOS DA PÁGINA

contador

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS