Siga-nos nas Redes Sociais


DIVERSOS

Governador deve anunciar restrições a festas privadas de Carnaval nesta segunda

Publicado

dia:

A reunião do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 está marcada para as 14h30 da próxima segunda-feira e, pelo caráter deliberativo, será comandada pelo governador Paulo Câmara.

Na gestão estadual, a discussão sobre a não realização de eventos públicos no Carnaval parece superada, mas, mesmo assim, prefeitos de vários municípios pediram uma regulamentação geral ao chefe do Executivo estadual para nivelar a situação.

Nos bastidores da gestão, há uma expectativa de que o governador anuncie restrições às festas privadas.

Em conversas reservadas, prevalece um argumento de que, diante do avanço da influenza, da Covid-19 e da atual conjuntura sanitária, o mais sensato é começar a restringir por esse setor.

Não é justo, avaliam auxiliares do socialista, imprimir restrição, por exemplo, a comércio num momento em que os casos voltam a se multiplicar e que prefeituras acusam falta de insumos gerada pelo aumento repentino da demanda.

Há um clamor dos municípios, já externado ontem durante reunião promovida pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) com presença de representantes de 150 das 184 cidades, por uma decisão Estado, capaz de inibir esses festejos.

Em Pernambuco, mais de 70 municípios anunciaram cancelamento do Carnaval de rua e aguardam novo protocolo em relação às aglomerações, mesmo aquelas com controle de entrada.

Após a reunião, por videoconferência, com a Amupe, ontem, o secretário estadual de Saúde, André Longo, deixou claro que, na reunião da segunda-feira, uma série de temas serão abordados, inclusive a possibilidade de novas restrições.

Na administração, se admite que a permissão às festas privadas no Réveillon serviu de “teste” e base para a tomada das decisões em relação ao Carnaval. A pressão feita pelos prefeitos sinaliza para, praticamente, um consenso de que o quadro epidemiológico com surto de H3N2 e circulação confirmada da variante Ômicron no Estado exige cautela para que os esforços envidados até aqui para conter a pandemia não sejam perdidos. 

Folhape

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas html

Siga o JB no Facebook

JB NO YOUTUBE

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

Apresentação vCardPRO Digital

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 955 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS