Siga-nos nas Redes Sociais


DIVERSOS

21ª Fenearte começa com movimentação intensa do público

Tradicionalmente realizada em julho, a 21ª edição da Fenearte recebe elogios de visitantes e expositores. A expectativa dos organizadores é de que sejam fechados negócios da ordem de R$ 40 milhões

Publicado

dia:

A 21ª edição Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) teve início nesta sexta-feira (10), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, no Grande Recife. Após um hiato de um ano devido à pandemia da Covid-19, o tradicional evento volta a reunir cerca de 5 mil expositores e a receber o público.

“É festa no reino da arte” foi o tema escolhido para esta edição, uma homenagem ao movimento armorial, criado pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, que morreu em 2014. O espaço recebe o público até o dia 19 de dezembro, das 14h às 22h, de segunda a sexta, e das 10h às 22h, nos finais de semana.

A expectativa dos organizadores é de que a feira receba cerca de 200 mil pessoas e movimente mais de R$ 40 milhões. Para ter acesso ao local, é obrigatória a apresentação da comprovação da imunização contra Covid-19 com duas doses ou dose única da vacina Janssen. Desde a segunda-feira (6), há a exigência do documento no estado para o acesso a órgãos públicos.

“Tem muitas novidades, o artesão pernambucano se prepara para a Fenearte, traz produtos novos, novas criações. Nós também realizamos atividades complementares, esse ano teremos mais de 130 oficinas. Essas oficinas têm o objetivo de proteger, passar esse conhecimento entre as gerações”, declarou.

Além da exposição e venda de peças variadas e polo gastronômico, neste ano, é possível ter acesso gratuito às oficinas, palestras e demais atividades na internet, a qualquer momento

A feira conta com estandes de artesãos de todos os estados do Brasil, com exceção de Roraima, e de outros 22 países. A Alameda dos Mestres reúne obras de 64 artesãos pernambucanos. Neste ano, dois novos participam da seção: Luiza dos Tatus, de Belo Jardim, no Agreste, que faz esculturas em barro; Lourenço, morador de Goiana, na Zona da Mata, que produz cestas de palha.

Artesã Luiza dos Tatus, de Belo Jardim, no Agreste, tem sua primeira participação no evento nesta edição — Foto: Reprodução/TV Globo

“Estou me sentindo com o maior orgulho do mundo. É um dever e um trabalho cumprido, fui reconhecida. Graças a deus estou muito feliz, na expectativa de dar tudo certo, receber minhas encomendas”, declarou a artesã Luiza.

A mestra de barro contou que trabalha com a arte há mais de cinco décadas. “A história do meu nome foi porque uma pessoa pediu para fazer um trabalho com o que nos víssemos lá em nossa cidade. E logo depois eu vi um tatu, fiz e continuei fazendo meus tatuzinhos. Hoje em dia, faço vários formatos”, contou.

Já o veterano Mestre Pintor, de Petrolina, no Sertão do estado, contou que participa da Fenearte desde 2006. “Comecei minha arte desde 2003 e, de lá para cá, nunca mais eu parei. Minha inspiração vem de vários sentidos desde de ouvir, ver, assistir filmes, coisas da natureza… Eu pego madeiras que já estão mortas e dou uma vida a elas”, contou.

O escultor Mestre Pintor, de Petrolina, no Sertão do estado, é veterano na Fenearte — Foto: Reprodução/TV Globo

Programação da 21ª Fenearte

Cozinha Fenearte

  • 10 de dezembro, às 14h30: Aula-show da Miau Caldas;
  • 11 de dezembro, às 11h30: Aula-show de Heleno Junior;
  • 11 de dezembro, às 14h30: Aula-show da chef Madalena Albuquerque;
  • 12 de dezembro, às 11h30: Aula-show do chef Rapha Vasconcelos;
  • 12 de dezembro, às 14h30: Aula-show do chef Lucia Soares;
  • 13 de dezembro, às 11h30: Aula-show de Buffet Pizza Maker Down;
  • 14 de dezembro, às 14h30: Aula-show do chef Pedro Godoy;
  • 15 de dezembro, às 14h30: Aula-show do chef Yuri Machado;
  • 16 de dezembro, às 14h30: Aula-show dos chefs Yanne e Pedro;
  • 17 de dezembro, às 14h30: Aula-show de Thiago das Chagas;
  • 18 de dezembro, às 11h: Aula-show do chef Cesar Santos;
  • 18 de dezembro, às 14h30: Aula-show de Carmem Virginia;
  • 19 de dezembro, às 11h: Aula-show de Eudes Cardoso;
  • 19 de dezembro, às 14h30: Aula-show de Adriana Arregui.

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS