CAMINHOS DA REPORTAGEM
A Pedra do Reino | O Cangaço na Literatura
No município de São José do Belmonte, no Sertão Pernambucano, a 474 quilômetros do Recife, acontece desde 1993, sempre no último final de semana do mês de maio, a tradicional Cavalgada à Pedra do Reino.
Centenas de pessoas seguem em procissão a cavalo do centro da cidade, onde ocorre a benção até o a Serra do Caloté, onde fica o espaço Ilumiara Pedra do Reino, na área rural.
Local este que foi idealizado pelo escritor Ariano Suassuna, quando era secretário de cultura do estado de Pernambuco, entre os anos de 1994 e 1998.
No mentanto, o lugar ficou bastante conhecido por protagonizar o desfecho do reino encantado de 1838.
Tratava-se de um Arraial no entorno da pedra que acreditava na volta do Rei Sebastião (sebastianismo) e movido por esta crença chegou a realizar vários sacrifícios na pedra, muitos até com pessoas.
Infelizmente, Morreram mais de 50 crentes. A cavalgada na cidade surgiu para relembrar o fim da vida e apagar este triste passado da história dos belmontenses.
-
COLUNISTAS4 semanas atrás
Vamos listar aqui o que nós já tivemos e hoje não temos mais em nossa Cidade:
-
DIVERSOS3 semanas atrás
Secretaria de Saúde divulga programação da Semana da Saúde e Nutrição
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Pesquisa aponta aumento da desaprovação de Lula, inclusive no Nordeste
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: “Chuvas de Março em Bom Conselho”
-
ECONOMIA1 semana atrás
Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas
-
SAÚDE4 semanas atrás
Catapora: sintomas, complicações e prevenção
-
CIDADE2 semanas atrás
UPA de Bom Conselho está em processo de cancelamento desde 2024
-
ESPORTES4 semanas atrás
Argentina 4×1 Brasil: Goleada de vergonha!