Siga-nos nas Redes Sociais


SAÚDE

Povoado de Alagoinha, no Agreste, tem maioria da população vacinada

Publicado

dia:

O povoado de Alverne, em Alagoinha, no Agreste Central, distante 226 km do Recife, está com praticamente toda sua população adulta vacinada com as duas doses do imunizante AstraZeneca/Oxford e será monitorado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A comunidade possui cerca de 400 habitantes adultos. A proposta do monitoramento é compreender o grau de proteção da vacina e verificar se pode existir alguma variante local. A pesquisa ocorre por mais seis meses.

De acordo com um dos pesquisadores, o professor Francisco Santos, especialista em Saúde Pública, o monitoramento da comunidade servirá para acompanhar a eficácia da vacina, bem como a presença de novas variantes do novo coronavírus.

“Tive a oportunidade de conhecer a comunidade, conversar com a equipe de saúde e saber as estratégias de vacinação e monitoramento das pessoas”, explicou o professor.

A comunidade de Alverne, que possui pouco mais de 400 habitantes adultos, registrou cinco óbitos antes da imunização, número cerca de cinco vezes maior ao encontrado na sede do município ou mesmo no estado de Pernambuco.

O secretário de saúde de Alagoinha, Bruno Barros, relatou que desde o início da imunização não são registrados casos. “Após a segunda dose, apenas jovens menores de 18 anos foram diagnosticados por RT-PCR como positivos para a Covid-19”, comentou.

A proposta do monitoramento é compreender o grau de proteção da vacina e verificar se pode existir alguma variante local ou importada que “drible” a eficácia do imunizante. A pesquisa seguirá por mais seis meses.

DP

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS