Siga-nos nas Redes Sociais


CONCURSOS

Concurso ESA 2021: Sai edital com 1.100 vagas para Sargentos

Publicado

dia:

O Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Ensino e Cultura do Exército (DECEx) e intermédio da Escola de Sargentos das Armas, acaba de lançar no Diário Oficial da União desta segunda de 05 de abril, o novo edital do concurso para ingresso nos Cursos de Formação de Sargentos do Exército, Sargentos de Saúde e Sargentos Músicos (concurso ESA 2021).

São 1.100 vagas abertas para candidatos de ambos os sexos, sendo 1.000 delas na área Geral – 900 para homens e 100 para mulheres; além de 45 vagas para área de Música e outras 55 vagas específicas na área da Saúde.

As 1.000 vagas para o Curso de Formação na área geral são para as especialidades de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações (somente para homens), além de Material Bélico – Manutenção de Viatura Auto Material Bélico – Manutenção de Armamento Material Bélico – Mecânico Operador, Material Bélico – Manutenção de Viatura Blindada Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência e Aviação- Manutenção (para homens e mulheres).

Prepare-se: Apostila de estudo para prova da ESA 2021

As 45 vagas para alunos Músicos são para instrumentos de Clarineta em MIB/Clarineta em SIB (11), Flauta em Dó/Flautim em Dó (2), Saxhorne Barítono em SIB/Saxhorne Baixo em SIB (6), Saxofone em MIB/Saxofone em SIB (4), Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda (2), Trombone Tenor em SIB (de vara)/Trombone Baixo em SIB (de vara) (7), Trompa em Fá (1), Trompete em MIB/SIB – Cornetim em SIB/Flueglhorne em SIB (10) e Tuba em MIB/Tuba em SIB (2).

As outras 55 vagas para Sargentos da Saúde são específicas no curso de Técnico em Enfermagem. Haverá também cota para candidatos negros. Veja os editais aqui no site, abaixo.

Concurso ESA exige nível médio

Para participar da seleção os candidatos devem possuir escolaridade de nível médio concluído, idade mínima de 17 e máxima de 24 anos (não pode completar 25 anos até dezembro de 2022), sendo que, para as áreas de Saúde e Música a idade máxima permitida será de 26 anos até o término do ano da matrícula (dezembro de 2022). Além disso, o candidato deve ter 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino, entre outros requisitos.

Durante o curso de formação, o aluno recebe uma ajuda de custo para moradia, alimentação e assistência médica, odontológica e psicológica. Após formação no curso, o aprovado é declarado 3º Sargento e perceberá remuneração de R$ 3.825,00, de acordo com o estipulado pela tabela de salários dos militares.

Inscrição na ESA 2021

As inscrições no concurso estarão abertas entre os dias 07 de abril e 04 de maio de 2021, apenas pelo site do Exército – www.esa.ensino.eb.br. A taxa de inscrição é de R$ 95,00.

O concurso será composto de várias etapas de avaliação para selecionar os candidatos, envolvendo:

  • Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório, para todos os inscritos, com questões de matemática, português, história e geografia do Brasil, Inglês, teoria musical para os candidatos da área Música ou de conhecimentos específicos de Enfermagem para os candidatos da área Saúde;
  • Prova de redação, para todas as áreas;
  • Inspeção de Saúde (IS) de caráter eliminatório;
  • Exame de Aptidão Física (EAF) de caráter eliminatório;
  • Exame de Habilitação Musical (EHM), de caráter eliminatório, para o candidato, da área Músico;

A prova objetiva será aplicada das 13h às 17h da data prevista de 03 de outubro de 2021 em várias cidades-sede das organizações militares do país. Os portões dos locais de prova fecharão às 12h15. Para ser aprovado na prova objetiva o candidato deverá atingir, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova; e ter nota na Redação superior a 5.

Somente terão a redação corrigida os candidatos aprovados na prova objetiva classificados em até 3,5 vezes o número de vagas – ou seja, até a posição 3.850.

Segundo o edital, as avaliações ocorrerão nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, Resende-RJ, Vila Velha-ES, Niterói-RJ, Juiz de Fora-MG, Belo Horizonte-MG, Três Corações-MG, Uberlândia-MG, São Paulo-SP, Campinas-SP, Taubaté-SP, Porto Alegre-RS, Santa Maria-RS, Uruguaiana-RS, Florianópolis-SC, Cascavel-PR, Curitiba-PR, Salvador-BA, Aracaju-SE, Maceió-AL, Recife-PE, João Pessoa-PB, Natal-RN, Fortaleza-CE, Teresina-PI, Manaus-AM, Rio Branco-AC, Boa Vista-RR, Porto Velho-RO, Brasília-DF, Palmas-TO, Goiânia-GO, Campo Grande-MS, Cuiabá-MT, São Luís-MA, Belém-PA, Macapá-AP e Marabá-PA.

Prepare-se: Apostila de estudo para prova da ESA 2021

Os locais de realização das provas em cada cidade serão informados a partir do dia 15 de setembro. Já os gabaritos das provas sairão no dia 05 de outubro e os resultados provisórios no dia 10 de dezembro de 2021.

TAF

O Teste de Aptidão Física, etapa temida pelos candidatos, será realizado em dois dias e terá os seguintes exercícios:

  • Corrida de 12 minutos;
  • Flexão de braços em barra fixa;
  • Flexão de braços sobre o solo;
  • Abdominal Supra;

O teste tem previsão de ser realizado em fevereiro de 2022, antes da incorporação dos aprovados. O primeiro quadro é para área geral e saúde e o segundo para os candidatos à Sargento Músico. Veja os índices necessários para aprovação:

TAF do concurso ESA 2021 - Fonte: Edital
TAF do concurso ESA 2021 – Fonte: Edital

O concurso terá validade somente para o ano da matrícula (2022) e será encerrado assim que os aprovados forem incorporados.

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS