ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Covid-19: aprovação de vacina poderá ser acelerada em 6 meses
Órgãos reguladores que geralmente trabalham dentro de seus próprios países ou regiões vão provavelmente harmonizar esforços em torno de potenciais vacinas contra a covid-19 para acelerar a aprovação uma vez que as imunizações se tornarem disponíveis, disse a cientista-chefe da (OMS) Organização Mundial da Saúde), Soumya Swaminathan, nesta sexta-feira (24).
Ao responder perguntas vindas de uma plataforma em rede social, Swaminathan também disse que os testes sobre a eficácia e segurança das vacinas -um processo que geralmente leva anos- pode ser acelerado para somente seis meses em meio à pandemia, caso os dados satisfaçam os reguladores e eles tenham informação suficiente para emitir registros.
Ainda assim, disse ela, a segurança será fundamental.
“Embora a velocidade seja importante, ela não pode acontecer ao custo da comprovação dos padrões de eficácia e segurança”, disse ela.
“Não é o caso de que a primeira vacina será apressadamente injetada em milhões de pessoas sem estabelecer o fato de se realmente protege e se é suficientemente segura para uso em larga escala na população.”
Existem mais de 200 potenciais vacinas contra Covid-19 em desenvolvimento, com cerca de uma dúzia sendo testadas em humanos e algumas delas entrando no estágio avançado de estudos em milhares de pacientes. Swaminathan citou as vacinas experimentais da Moderna, a que está sendo desenvolvida em parceria entre a Universidade de Oxford e a AstraZeneca, a da chinesa CanSino Biologics e um projeto de desenvolvimento de vacina na Rússia.
Para que reguladores aprovem uma vacina, os desenvolvedores terão de acompanhar os voluntários dos ensaios clínicos por meses e demonstrar que há poucas infecções entre as pessoas que receberem a vacina na comparação com aqueles que receberam um placebo.
“Gostaríamos de ver a maior taxa de proteção possível –entre 80% e 90%– isso seria fantástico”, disse ela.
Swaminathan alertou que somente um pequeno número de potenciais vacinas contra a Covid-19 deve passar por todos os estágios de testes e ser aprovado para uso.
“Temos um conjunto bastante robusto de candidatas a vacina, o que é excelente, porque normalmente a taxa de sucesso… é de cerca de 10%”, afirmou.
Indagada se o mundo poderia superar a pandemia de coronavírus sem uma vacina, Swaminathan disse que buscar a chamada estratégia de imunidade de rebanho seria mortal. Cerca de 60% de uma população precisa ser infectada para adquirir a imunidade de rebanho, disse ela, um patamar que faria com que muitas pessoas morressem da doença.
Copyright © Thomson Reuters.
Continue lendo
-
SAÚDE1 semana atrásCâncer de pênis: diagnóstico tardio leva a quase 3 mil amputações no Brasil
-
SAÚDE1 semana atrásSíndrome Respiratória Aguda Grave: 96,6% dos leitos de UTI Infantil estão ocupados, diz governo
-
BOM CONSELHO E REGIÃO6 dias atrásAtitude FM 106,1 inicia transmissão em caráter experimental em Bom Conselho (PE)
-
SAÚDE1 semana atrásCientistas criaram um remédio que atrasa a chegada do diabetes tipo 1
-
PREFEITURA DE GARANHUNS1 semana atrásViva Garanhuns 2026 abre a temporada de São João no Nordeste com grandes artistas do forró
-
BRASIL4 semanas atrásCaminhoneiros confirmam greve nacional por alta do diesel nesta semana
-
ALEXANDRE TENÓRIO2 dias atrásColuna Ensaio Geral: Chuvas de Março em Bom Conselho
-
SAÚDE2 semanas atrásSarampo: RJ confirma primeiro caso da doença em 2026





Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar