ÚLTIMAS NOTÍCIAS
V GERES realiza capacitação para aumentar oferta do teste do pezinho na região
Aconteceu esta semana em Garanhuns (16 e 17/09), a Capacitação em Triagem Neonatal Biológica para os municípios da V GERES, com o objetivo de ampliar novos pontos de coleta para melhoria do acesso ao teste do pezinho. A Secretaria Municipal de Saúde foi parceira na realização, concedendo estrutura para os encontros.Aliás, é objetivo do município a implantação do teste em 100% de suas Unidades Básicas de Saúde. Em todos os municípios da regional a oferta será ampliada de acordo com a capacidade e necessidade de cada município.
Segundo a gestora regional de saúde, Catarina Tenório, o objetivo é a descentralização do Teste do Pezinho. “Atualmente o Hospital Dom Moura é a referência regional para estes testes. Com mais municípios aptos a oferecer o serviço nos Postos de Atenção Básica teremos maior agilidade para atender à população, ampliando a cobertura”.
Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde foram os responsáveis pela capacitação em Garanhuns: Telma Albuquerque (Gerência de Atenção Integral à Saúde da Criança e Coordenadora Estadual da Triagem Neonatal Biológica), Iêda Coutinho ( Responsável pela Unidade de Triagem Neonatal – LACEN-SES/PE) e Cristiane Lira Ferreira ( Biomédica da Unidade de Triagem Neonatal – LACEN-SES/PE). A coordenação local junto à V GERES foi de Edileide Ferro, técnica de referência Atenção à Saúde.
A capacitação propiciou aos 128 profissionais (enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem) receberam instruções sobre as doenças identificadas na triagem: Hipotireoidismo Congênito; Fenilcetonúria; Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias; e Fibrose Cística; Informação e orientação sobre a importância do teste do pezinho no pré-natal e puerpério.
A capacitação aconteceu nos dias 16 e 17/09/19, no auditório do CESMUC, sendo capacitados 128 profissionais das referidas categorias: enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem.
Continue lendo
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 semanas atrásGoverno Lula retira 2,7 milhões de pessoas do programa Bolsa Família
-
ALEXANDRE TENÓRIO1 semana atrásColuna Ensaio Geral: Chuvas de Outubro em Bom Conselho
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 semanas atrásAssociação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos
-
NOVIDADES6 dias atrásColírio aprovado nos EUA promete melhorar visão de perto e reduzir uso de óculos
-
EDUCAÇÃO4 semanas atrásVeja quando sai o local de prova do Enem 2025
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 semanas atrásConcursos em Pernambuco: confira agenda de vagas para o estado
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrásVocê já parou pra pensar quanto tempo passa no celular todos os dias?
-
ECONOMIA4 semanas atrásBancos vão fazer mutirão para negociar dívidas em novembro; veja como participar





Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar