ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Rádio vai superar a audiência da TV até 2025, revela pesquisa
A empresa de auditoria e consultoria Deloitte Global divulgou uma pesquisa revelando que a receita global de rádio chegará a US$ $ 40 bilhões em 2019, um aumento de 1% em relação a 2018.
Os dados mostram que o alcance semanal da rádio permanecerá durante todo o ano praticamente onipresente, com mais de 85% da população adulta ouvindo a emissoras de rádio, pelo menos semanalmente em todo o mundo, o que representa 3 bilhões de pessoas sintonizadas.
Os adultos ouvirão em média de 90 minutos de rádio por dia, aproximadamente a mesma quantia de 2018. Ainda de acordo com a Deloitte Global, ao contrário de outras formas de mídia tradicional, o rádio continuará a ter um desempenho relativamente bom entre os mais jovem. Nos Estados Unidos, por exemplo, a empresa prevê que mais de 90% dos jovens de 18 a 34 anos ouçam rádio pelo menos uma vez por semana em 2019, e ouvirão, em média, mais de 80 minutos por dia.
Em contraste, a audiência de TV entre os jovens de 18 a 34 anos, nos Estados Unidos, está caindo três vezes em relação a taxa de audição de rádio. Nos índices atuais de declínio, de fato, os americanos de 18 a 34 anos provavelmente passarão mais tempo ouvindo rádio do que assistindo TV tradicional até 2025.
Anunciantes
Ao considerar a atratividade do rádio para os anunciantes, é importante notar que a popularidade do rádio varia significativamente de país para país, tanto no alcance quanto na receita gerada per capita, com os Estados Unidos e o Canadá.
Quando se fala da “indústria global de rádio”, o tamanho do mercado norte-americano – impulsionado pela grande população, o alto alcance do rádio nessa população e o alto valor per capita dos ouvintes de rádio – faz com que ela represente mais da metade de toda receita global em 2017.
A implicação óbvia de todos os aspectos mencionados acima é que o rádio não está desaparecendo, e deve ser uma grande parte do mix de anúncios para quem compra publicidade. No entanto, a importância do rádio na publicidade pode não ser bem conhecida: um estudo de 2018 no Reino Unido descobriu que, embora o rádio tivesse o segundo melhor ROI para a construção da marca, anunciantes e agências o classificaram em sexto lugar.
Segundo a Deloitte é preciso melhorar a disseminação da realidade por trás da resiliência do rádio. A maioria das pessoas na indústria da mídia têm pressuposições negativas sobre a eficácia do rádio, em grande parte devido a mitos entrincheirados que denigram o alcance da rádio e aos minutos diários de escuta, sua popularidade com o público jovem e sua demografia em relação à renda e à educação.
No âmbito da mídia tradicional, os jornais impressos estão presos a uma luta contínua por lucros – e, em alguns casos, até pela própria existência. E embora as receitas de anúncios de TV continuem a crescer, pelo menos um pouco, o declínio na TV por jovens – em vários países caiu em cerca de 50% nos últimos seis a sete anos.
O rádio não tem essa crise existencial ou um precipício demográfico iminente. Em 2017, o rádio atraiu cerca de 6% dos gastos com publicidade global (cerca de 9% na América do Norte) e, em 2019, provavelmente será de cerca de 6% novamente. Os anunciantes sabem que a publicidade no rádio precisa ser parte de qualquer campanha.
Continue lendo
-
ALEXANDRE TENÓRIO4 semanas atrásCOLUNA ENSAIO GERAL: ARNALDO DE TETÉ (PARTE 2)
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 semanas atrásA Importância da Seriedade e Profissionalismo no rádio
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrásA COP30 e o legado das promessas não cumpridas das conferências climáticas
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrásBom Conselho retorna ao Mapa do Turismo Brasileiro após dois anos fora da lista
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrásPrevisão do tempo: Quarta-feira (19) em Pernambuco será de tempo firme e pouca variação
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrásA imprensa brasileira e sua relação problemática com o poder Judiciário
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrásColuna Ensaio Geral: Chuvas de Novembro em Bom Conselho
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrásPrograma “Fala, Gestor” escuta municípios do agreste meridional





Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar