ECONOMIA
Bancos vão fazer mutirão para negociar dívidas em novembro; veja como participar
Contas atrasadas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades poderão ser negociadas
Os bancos vão promover o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira a partir de 1º de novembro. Poderão ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, consignado, entre outras modalidades contraídas de instituições financeiras.
Parcelamento, descontos no valor total e taxas de juros reduzidas serão feitos de acordo com a política de cada instituição.
Para negociação, as contas atrasadas não podem ter bens dados em garantia ou estarem prescritas, adverte a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Mais de 160 instituições vão participar da ação, além de parceiros como o Banco Central, a Sencon (Secretaria Nacional do Consumidor) e Procons.
O consumidor poderá solicitar apoio presencial aos Procons que aderiram ao mutirão para negociar diretamente nos canais digitais dos bancos.
O Mutirão, que já virou uma tradição dos bancos, acontece desde 2019. Segundo a Febraban, na última edição, realizada em março deste ano, mais de 1,4 milhão de contratos foram repactuados.
O que pode ser negociado
- cartão de crédito
- cheque especial
- crédito consignado
- demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras
Como negociar
- Na página do mutirão na internet, dá para consultar a relação de bancos participantes.
- Já as dívidas podem ser consultadas no Registrato, sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar, entre outros, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a relação de dívidas perante as instituições financeiras.
- As negociações podem ser feitas diretamente com a instituição credora em seus canais oficiais, ou pelo portal consumidor.gov.br, com a conta prata ou ouro.
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS1 semana atrásClassificação do PCC e CV como terroristas entra em vigor nesta sexta
-
SAÚDE6 dias atrásMinistério da Saúde descontinua temporariamente vacinação contra dengue
-
SAÚDE2 semanas atrásCuidado, câncer: O daroxonrasib chegou
-
BOM CONSELHO3 semanas atrásAssistência Técnica em Lavadoras e microondas em Bom Conselho
-
FUTEBOL4 semanas atrásSeleção Brasileira: veja a lista de convocados para a Copa do Mundo
-
ALEXANDRE TENÓRIO4 semanas atrásColuna Ensaio Geral: Chuvas de abril em Bom Conselho
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrásColuna Ensaio Geral: “Basto Peroba”
-
EDUCAÇÃO4 semanas atrásSem celulares, escolas começam (ou não) a perceber impactos em alunos

