Siga-nos nas Redes Sociais


SAÚDE

Onda de calor: saiba quais alimentos evitar e o que é indicado comer

Publicado

dia:

O Brasil vive uma onda de calor capaz de impactar fortemente a saúde. Casos de desidratação, cansaço extremo, letargia e perda de apetite são comuns em épocas como esta. Fernanda Coimbra, nutricionista da clínica Tivolly, aponta que a melhor maneira de evitar esses sintomas e conseguir superar a onda de calor com mais tranquilidade, é com a melhoria dos hábitos alimentares com um cardápio mais leve e nutritivo.

A especialista explica que, primeiramente, é importante estar ciente de que comer rápido e em grandes quantidades não fará bem à saúde, principalmente nesta época, pois pode causar enjoo, estufamento e cansaço. Os alimentos que devem ser evitados são principalmente os industrializados, e ultraprocessados que tem muita gordura, açúcar e sódio. O consumo desses alimentos em períodos muito quentes é capaz de aumenta a fadiga, ansiedade, cansaço e até mesmo gerar enxaquecas.

A melhor forma de evitar problemas à saúde é com uma alimentação mais saudável. De acordo com a nutricionista, a melhor opção é sempre dar preferência pelos alimentos in natura, como: frutas, verduras, legumes e proteínas mais magras, que ajudam na melhora da disposição, cognição e desempenho físico.

“Manter-se hidratado também é de grande importância, visto que em temperaturas muito altas é fácil ficar desidratado, podendo causar exaustão e enxaqueca, pela simples falta de água”, aponta Fernanda. Deste modo, dar importância para a ingestão de água, com pelo menos 35 ml por quilo de peso, é de extrema importância. Frutas com mais água também ajudam a manter-se hidratado: melancia, melão e tangerina, ajudam até mesmo na digestão.

“Para quem não gosta de beber água, a sugestão é saborizar, adicionar especiarias, como: hortelã, gengibre, limão ou sachês de chá. A maior dica é beber água mesmo sem estar com sede”, complementou. A pouca ingestão de água pode causar desidratação, menor produção de urina, pele seca, enxaqueca e a aceleração dos batimentos cardíacos.

Uma boa sugestão para começar o dia é ingerir 500 ml de água logo quando acorda, e no café da manhã consumir alimentos leves, principalmente um mix de frutas. Ao longo do dia dar preferência aos alimentos integrais, carboidratos com mais fibras, carnes mais magra e tomar cuidado com o consumo de frituras, carboidratos simples, açúcar e muito gordurosos. 


*Correio Brasiliense

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas online

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS