Siga-nos nas Redes Sociais


CURIOSIDADES

Um fenômeno da natureza foi registrado na cidade de Bonito, agreste de Pernambuco

Publicado

dia:

Os moradores da cidade de Bonito, no Agreste de Pernambuco, foram surpreendidos na última sexta-feira (4) por um princípio de tornado. Nas imagens compartilhadas nas redes sociais é possível ver a formação do fenômeno meteorológico, que chamou a atenção de quem observava. Assista acima.

O fenômeno coincide com as mudanças climáticas registradas nos últimos dias em Pernambuco. Em virtude de uma frente fria, diversas regiões do Estado têm registrado chuvas moderadas e fortes. Cidades como Bezerros e Canhotinho, na Zona da Mata Sul, e Palmares, São Benedito do Sul e Jaqueira, na Zona da Mata Sul, sofreram inundações e alagamentos por causa da força das chuvas.

A “nuvem de tempestade”

Especialistas afirmam que, apesar de assustarem, esses fenômenos são bastante comuns. A meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), explica que o tornado é formado de uma nuvem chamada Cumulonimbus, conhecida como “nuvem de tempestade”.

“Dentro dessa nuvem tem tanto ar para cima quanto ar para baixo. Quando esse ar para baixo é tão forte, faz com que o ar para cima gire em formato de espiral e é nesse momento em que a nuvem tem formato de um funil. Quando esse funil toca o solo é chamado de tornado”, explica a meteorologista.

Os tornados podem ter velocidade inicialmente próxima aos 100 km/h e podem ultrapassar os 300 km/h.


Do G1

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas

JB NO YOUTUBE

INFORME V-LINK

ÁGUA LUCINDA

DISTRIBUIDORA LUCINDA

PASSAGENS AÉREAS

SUNDOWN PARK

PROVEDOR DE INTERNET

JB ASSSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAÍSO, 52 - COHAB

R. ARAGÃO

MAIS LIDAS DO MÊS