Siga-nos nas Redes Sociais


SAÚDE

Cresce o número de casos de infarto em jovens

Publicado

dia:

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, a cada dois minutos morre uma pessoa devido a uma enfermidade cardiovascular. A incidência entre o público mais jovem vem aumentando consideravelmente.

A situação se agrava, pois, poucas pessoas sabem reconhecer os sintomas de um infarto – cerca de 2% dos brasileiros. Estilo de vida, sedentarismo, tabagismo, estresse, hipertensão arterial e diabetes formam o pacote dos principais fatores causadores da doença.

Segundo o cardiologista Leopoldo Piegas, responsável pelo Programa de Cuidados Clínicos do Infarto Agudo do Miocárdio HCor, reconhecido pela Joint Commission International (JCI), explica que o problema é causado quando uma artéria é contraída ou obstruída, de forma parcial ou total.

O músculo cardíaco requer uma demanda constante de sangue rico em oxigênio para manter seu funcionamento adequado. Se algo impede o fluxo sanguíneo, o coração tem suas atividades comprometidas. Por isso, conhecer os sintomas e procurar ajuda rapidamente são atitudes de extrema importância”, esclarece.

Dores e sensação de aperto no peito, falta de ar, fadiga e náusea. Esses e outros sintomas em conjunto, de acordo com Dr. Piegas, são fortes indicações de que uma pessoa pode estar sofrendo de infarto. Mas cerca de metade deles são silenciosos, ou seja, não apresentam qualquer sinal.

A presença de alguns fatores de risco considerados clássicos expõe as vítimas a um maior risco de desenvolver doenças cardíacas. As consequências de um ataque cardíaco sem sintomas podem ser tão ruins quanto as de um ataque facilmente reconhecido”, explica.

O Dr. Piegas ressalta a importância da prevenção e a necessidade de fazer exames preventivos regularmente. Estas medidas, segundo o cardiologista, são fundamentais para detectar precocemente os infartos silenciosos.

Os males que acometem o coração começam a surgir por volta dos 30 anos. Porém, pessoas que apresentam histórico familiar ou fatores de risco devem visitar o médico mais cedo”, recomenda Dr. Piegas.

Dicas de prevenção:

  • Pratique atividade física
  • Dê mais atenção às suas necessidades pessoais
  • Evite o estresse no trabalho
  • Alimente-se com calma
  • Mantenha os índices de colesterol e a pressão arterial sob controle
  • Abandone hábitos prejudiciais, como excesso de bebidas alcoólicas e cigarro.

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas html

Siga o JB no Facebook

JB NO YOUTUBE

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

Apresentação vCardPRO Digital

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 955 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS