Siga-nos nas Redes Sociais


CHUVAS

CHUVAS EM PERNAMBUCO: 120 pessoas de Catende ficaram desabrigadas após temporal

Publicado

dia:

A cidade de Catende, uma das mais afetadas pelas chuvas que caíram no interior de Pernambuco no último final de semana, ficou completamente debaixo d’água. Cerca de 34 famílias (120 pessoas) do município localizado na Mata Sul do Estado ficaram desabrigadas e tiveram de deixar seus lares às pressas. Algumas, infelizmente, acabaram perdendo alguns bens.

“Eu não sou daqui (Catende), morava num sítio. E, há três dias, aluguei uma casa na cidade. Sendo que nem me aconcheguei, nem desarrumei as minhas coisas e tive de sair, pois choveu demais dentro da casa. Meu armário quebrou, roubaram a minha cadeira de balanço… Como sou sozinha, não tinha quem me ajudasse. A sorte que uns rapazes me ajudaram, senão eu tinha perdido tudo”, contou a agricultora Maria Neuza Conceição à reportagem da TV Jornal.

As pessoas que tiveram de abandonar suas casas foram abrigadas na quadra poliesportiva do Ginásio de Esportes ‘O Fernandão’. “Estamos dando abrigo para essas 34 famílias. Graças a Deus, as chuvas pararam e conseguimos dar uma maior atenção e adotar algumas medidas”, declarou Gracina Ramos, prefeita de Catende.

Como o nível dos rios Panelas e Piranji baixou ao longo do dia, a Prefeitura de Catende iniciou a limpeza das ruas atingidas pelas chuvas, além de vistoriar as casas que foram afetadas pelo temporal que caiu no município. “Além da limpeza das vias, também estamos dando suporte na limpeza das casas.

Equipes da Defesa Civil e também engenheiros da secretaria de infraestrutura já iniciaram as vistorias dessas casas, para saber se alguma delas sofreu problema na estrutura e se corre risco para esses moradores”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social de Catende, Olívia Soares.

CASAS IRREGULARES

De acordo com a prefeita Gracina Ramos, os moradores das casas atingidas pelas chuvas já deveriam ter deixado o local há tempos. “Essas casas (invadidas pelas águas) já eram para ter sido derrubadas. As pessoas que moram na Rua da Linha ganharam casas, mas elas venderam e continuaram morando lá”, revelou a prefeita de Catende.

BALANÇO DAS CHUVAS

O interior de Pernambuco vem sendo novamente castigado pelas fortes chuvas que expõem a falta de infraestrutura e descontrole urbano nos municípios. Desde a última quinta-feira, 3 de novembro, são registrados transtornos na Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado, entre inundações e deslizamentos de terra que expulsaram dezenas de pessoas de suas casas. Ao todo já são 451 desalojados ou desabrigados.

No total foram 11 cidades afetadas pelas chuvas: Belém de Maria, Bezerros, São Benedito do Sul, Canhotinho, Caruaru, Catende, Ipojuca, Jaqueira, Palmares, Parnamirim e Petrolina.

As cidades de Bezerros, Canhotinho, Parnamirim decretaram situação de emergência. Foram registrados 172 desabrigados e 279 desalojados ao todo.


*JC Online

ACESSOS DA PÁGINA

contador

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS