JW.ORG
Desastres climáticos: como agir antes, durante e depois
Em muitas partes do mundo, catástrofes relacionadas ao clima estão ficando cada vez mais frequentes e intensas. Os primeiros 20 anos do século 21 foram marcados por um aumento “impressionante” dos desastres climáticos, segundo um relatório do Escritório da ONU sobre Redução de Risco de Desastres.[1] De acordo com esse documento, houve 7.348 desastres em todo o mundo nas últimas duas décadas.
É o que temos visto especialmente em nossa região nos últimos dias. Até 30 de maio, os dados atualizados do Governo de Pernambuco[2] para a Grande Recife informam mais de 5 mil desabrigados e infelizmente, 91 mortos e 26 desaparecidos.
Ações que podem ajudar quando enfrentarmos desastres climáticos:
Antes: Prepare-se para agir rapidamente.
O que a Bíblia diz: “Quem é prudente vê o perigo e se esconde, mas os inexperientes vão em frente e sofrem as consequências.” — Provérbios 22:3.
Explicação: Tente saber quais desastres poderiam acontecer em sua região para que você possa agir rapidamente e proteger sua família.
Durante: Concentre-se no que é mais importante.
O que a Bíblia diz: “Mesmo quando alguém tem abundância, sua vida não vem das coisas que possui.” — Lucas 12:15.
Explicação: A vida é mais importante do que bens materiais.
Depois: Viva um dia de cada vez.
O que a Bíblia diz: “Nunca fiquem ansiosos por causa do amanhã, pois o amanhã terá suas próprias ansiedades.” — Mateus 6:34.
Explicação: Prepare-se, mas não fique extremamente preocupado a ponto de ficar paralisado.
Veja mais dicas práticas sobre esse assunto no siteJW.ORG: Desastres climáticos: será que a Bíblia pode ajudar as vítimas?
Porta-voz local das Testemunhas de Jeová: Mário Rodrigues
[1] ONU revela aumento “impressionante” de emergências climáticas em 20 anos | ONU News
[2] https://www.instagram.com/p/CeL86Chp5il/
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS1 semana atrásClassificação do PCC e CV como terroristas entra em vigor nesta sexta
-
SAÚDE6 dias atrásMinistério da Saúde descontinua temporariamente vacinação contra dengue
-
SAÚDE2 semanas atrásCuidado, câncer: O daroxonrasib chegou
-
BOM CONSELHO3 semanas atrásAssistência Técnica em Lavadoras e microondas em Bom Conselho
-
FUTEBOL4 semanas atrásSeleção Brasileira: veja a lista de convocados para a Copa do Mundo
-
ALEXANDRE TENÓRIO4 semanas atrásColuna Ensaio Geral: Chuvas de abril em Bom Conselho
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrásColuna Ensaio Geral: “Basto Peroba”
-
EDUCAÇÃO4 semanas atrásSem celulares, escolas começam (ou não) a perceber impactos em alunos

