Siga-nos nas Redes Sociais


FRANCISCO ALEXANDRE

Estrangeiros embolsam mais de 43% do lucro da Petrobrás

Publicado

dia:

Na discussão sobre o preço da gasolina as afirmativas mais comuns são de o preço tem de continuar porque são internacionalizados e de que é uma medida de proteção aos acionistas da Petrobrás. Enquanto isso, do outro lado da calçada estão os milhões de brasileiros que sofrem com os preços extorsivos dos derivados de petróleo. Para estes, não se ouve preocupação. O fato é que o aumento sem controle e o descaso governamental punem os brasileiros.

O impacto do preço dos combustíveis num país que tem dependência superior a 60% de transporte por rodovias chega para todos, desde o transporte urbano ao preço de hortaliça. É uma cadeia de preços que chega para todos, mas com efeitos diferenciados, pois os que menos têm sofrem muito mais com os aumentos desordenados a que são submetidos.

Os preços abusivos do petróleo se revelam no lucro da Petrobrás nos nove meses do ano passado. A Petrobras, que se situa na 30ª posição entre as empresas do setor no mundo, liderou a lista das mais lucrativas (em dólares) quando comparada com 5 das dez maiores empresas setor como mostra o quadro abaixo. A Petrobrás lucrou mais de U$ 14 bilhões. O retorno sobre o patrimônio foi superior a 43% e a margem de lucro superior a 39%. Chama a atenção as margens de retorno, valores que significam quanto é tirado de ganho do consumidor por cada litro vendido.

A discussão em curso do governo de eliminar tributos como o PIS/Cofins e a Cide para baixar os preços dos combustíveis nada mais é do que adotar medida para proteger os que levam todo o luco da empresa. Estrangeiros que levam 43% do que a empresa distribui de lucro; o próprio governo (controlador da empresa) abocanha outros 37% e ricaços brasileiros levam fatia próxima a 10%; ou seja, o grupo dos que sempre ganham leva cerca de 90% de tudo que a Petrobrás gera. É para estes que o governo Bolsonaro olha quando propõe medidas paliativas.

A anomia governamental dos últimos anos pôs o país numa situação sem precedentes, levando milhões de pessoas à fome e à miséria, com cenas desesperadoras de pessoas catando ossos para comer país afora. Somam-se a isso, os muitos brasileiros que voltaram aos tempos de antigamente, indo ao trabalho de pés, pois já não podem pagar as passagens, que sobem sem parar na mesma razão do preço da gasolina.

Os dados relativos aos resultados de uma empresa estratégica para país, controlada pelo governo, da qual todos nós sofremos os reflexos de sua política de preços, vão muito além do razoável. Mas, por mais que seja evidente a necessidade de se discutir política séria de preços para os combustíveis, as iniciativas do governo revelam total falta de compreensão sobre o papel estratégico que o petróleo tem em qualquer que seja o país. Os exemplos se mostram nas alienações de refinarias feitas a preço de liquidação para fundos de investimentos soberanos, que nada mais é do que transferir o controle do governo brasileiro para governos de outros países.

Francisco Alexandre – Piúta

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 952 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS