Siga-nos nas Redes Sociais


SAÚDE

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

Publicado

dia:

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada mais uma vez em Pernambuco. De acordo com nota divulgada nesta sexta (13) pelo governo, a ação de imunização de crianças segue, agora, até 27 de novembro. O estado justificou que é ainda é preciso aplicar as doses em mais 90.423 integrantes do público alvo.

A campanha começou em 5 de outubro. No dia 29 do mesmo mês, a Secretaria Estadual de Saúde anunciou a primeira prorrogação da mobilização. Inicialmente, a ação estava prevista para acabar no dia 30 do décimo mês de 2020. Depois, foi estendida até esta sexta (13).

Ainda segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, a vacinação contra a poliomielite oferta uma dose extra contra a doença para todas as crianças entre 1 e menores de 5 anos que estão com o esquema básico da pólio em dia. No estado, são mais de 549 mil crianças nessa faixa etária.

Por meio de nota, o estado informou que, até a manhã desta sexta, 458.946 meninas e meninos já haviam sido vacinados contra a doença. Isso equivale a 83,54% do público total. A meta mínima preconizada é de 95%.

O governo disse, ainda, que Pernambuco está na segunda colocação do país em cobertura vacinal para a doença e acima da média nacional, que é de 59,60%.

Outras vacinas

O estado também anunciou nesta sexta a prorrogação da campanha de multivacinação para atualização de caderneta de menores de 15 anos, com a oferta de todos os imunizantes para quem está com alguma dose em atraso.

A secretaria justificou que as crianças que voltaram a circular e também a ter contato mais intenso com outras pessoas estão suscetíveis a diversas doenças, algumas até mais graves que a Covid-19 para esse público. Assim, elas podem ser protegidas pelas vacinas que estão ofertadas gratuitamente de rotina no SUS.

Doses

No primeiro ano de vida, a criança deve receber três doses contra a poliomielite, com reforço aos 15 meses e 4 anos, além dos momentos de campanha.

Com a imunização, é possível evitar sequelas irreversíveis provocadas pelo vírus, como a paralisia de membros inferiores, crescimento diferente das pernas e até mesmo paralisia dos músculos da fala e da deglutição.

Para as crianças abaixo de 7 anos, as unidades de saúde estão disponibilizando os seguintes imunizantes: BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP.

A partir dos 7 anos, até os menores de 15, podem ser feitas as doses da hepatite B, febre amarela, meningocócica ACWY e HPV.

INFORMATIVO SMS/BC

Siga-nos no Facebook

AGENDA TELEFÔNICA

INFORMATIVO ASTROTUR

Terminal Rodoviário de Bom Conselho

ÁGUA LUCINDA

RUA DO AÇUDE Nº150 - BOM CONSELHO

PROVEDOR DE INTERNET

Escritório: Rua 13 de maio - 05, centro - Bom Conselho/PE.

DECOLITUR PASSAGENS AÉREAS

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO,52 CENTRO BOM CONSELHO CONTATOS: (ZAP) 9.9638-9489 E 9.8166-3600

SERVIÇOS ELÉTRICOS EM GERAL

RÁDIO COMÉRCIO

Praça D. Pedro II - Centro, Bom Conselho /PE.

VLV ADVOGADOS ASSOCIADOS

FUTEBOL PRO-SER

MAIS LIDAS