Siga-nos nas Redes Sociais


BOM CONSELHO

Bom Conselho: 131 anos de emancipação política. O que comemorar?

Publicado

dia:

O conceito de emancipação política remete para a independência política de um país, estado ou região. Podemos afirmar, por exemplo, que a emancipação política do Brasil ocorreu graças à sua independência em relação a Portugal.

O local que se emancipa adquire autonomia no âmbito político e social. A emancipação política dá ao local emancipado o poder de se autogerir, ou seja, de tomar as decisões políticas e administrativas pertinentes e elaborar suas leis.

No caso de Bom Conselho, em 3 de agosto de 1892, tornou-se município autônomo, através da Lei provincial nº 52. Seu primeiro governo municipal foi empossado em 28 de dezembro do mesmo ano.

INDEPÊNDÊNCIA POLÍTICA E FINANCEIRA

Podemos dizer e afirmar com veemência, que assim como acontece com o país no quesito da independência, Bom Conselho não tem muito o que comemorar nessa questão. Hoje mais do que nunca, é profundamente dependente de recursos oriundos de forças políticas externas, quando deveria e até poderia sobreviver politica e economicamente do seu próprio suor.

Mas para isto, seria necessário que houvessem políticas públicas voltadas para o incentivo ao homem do campo e isto não apenas em épocas de plantio, mas por tempo integral. E também deveria produzir incentivos à geração de empregos voltados para os jovens que terminam seus estudos e que são obrigados, por assim dizer, a mudar de cidade, ou até de estado a procura de trabalho.

Para tudo isto, existem as parcerias entre órgãos tais como: SENAI, SEBRAE, SENAC, e outros, que se destinam ao treinamento e qualificação de mão de obra especializada para o mercado de trabalho.

Quando um gestor municipal junto a classe politica de um município se preocupam com o crescimento e o desenvolvimento socioeconômico de sua cidade e/ou município, com certeza o estilo de vida de modo geral se transforma, e para melhor. O que infelizmente, não é o nosso caso!

*Por Josenildo Batista

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS