Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agricultores do sertão de Pernambuco sofrem com a seca

Publicado

dia:

agricultores-sert25c325a3o-pernambuco-sofrem-seca-5362970

O cenário é desolador. Em Petrolina, no povoado de Uruás, sertão do São Francisco. O reservatório Vira Beiju, um dos maiores da região, está quase seco.
A última vez que o açude encheu foi em 1992. Hoje, no ponto mais fundo, é possível caminhar na água.
Pelo menos oito comunidades da região dependem desse reservatório. Agricultores como Antônio dos Santos que este ano ainda não conseguiu plantar na vazante. “Sem água fica difícil. Com água aqui é uma riqueza. Tanto para o ser humano, para o alimento, quanto para o bicho”, declara.
Segundo a Apac – Agência Pernambucana de Águas e Clima, dos 39 reservatórios do sertão do estado, 36 estão em colapso, como menos de 3% do volume útil. Dos 185 municípios, 126 decretaram estado de emergência por causa da seca prolongada.
O agricultor José Constantino diz que nunca viu situação tão grave na região. “Essas pessoas estão vivendo com o carro pipa do Exército. Cada dia que passa está ficando mais difícil”, comenta.
Em outro açude, no povoado de Terra Nova, os poucos peixes estão morrendo. “A gente espera que chova nesse mês de março. Se não chover, todo mundo deve diminuir a quantidade de animais, senão morre tudo de fome”, diz Gilson Barbosa de Sousa, agricultor.


Fonte: G1/ S1 Notícias


Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARCK

MAIS LIDAS DO MÊS