ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SERÁ CULPA DO TAL MOSQUITO?
Além da crise política e econômica, o Brasil experimenta, neste momento, uma crise na saúde. Ela se manifesta numa epidemia de três doenças transmitidas por um mosquitinho que está pondo em xeque o sistema de saúde pública e a capacidade dos gestores públicos.
O combate ao Aedes aegypti se mostrou ineficiente desde que a dengue começou a se disseminar no país, atingindo hoje a praticamente todo o território nacional. A rede de saúde pública também demonstrou sua precariedade para atender as pessoas adoentadas.
Assim sendo, não resta hoje, ao poder público, diante da calamidade, a não ser apelar para os cidadãos no sentido de combater o mosquito, cujos criatórios, segundo essas mesmas autoridades, se localizam em 86% dos casos dentro das residências.
O governo acha que as pessoas não estão fazendo a sua parte. Pede que o cidadão dedique dez minutos por semana para limpar os focos do mosquito. E corre atrás dos prejuízos, promovendo mutirões, liberando verbas e investigando a possibilidade de uma vacina.
No quadro atual da epidemia, e até março, quando acaba o período chuvoso, não há o que fazer a não ser atuar conforme pede a urgência. Poder público e população têm de se dar as mãos para atenuar pelo menos as consequências de uma irresponsabilidade que vem de longe.
O virologista carioca Pedro Fernando da Costa Vasconcelos chama a atenção para o processo de urbanização desordenada do país nas últimas décadas. A cobertura florestal veio sendo sistematicamente destruída para dar lugar a habitações sem qualquer planejamento.
Um vírus silvestre se adapta a um inseto urbano e este se espalha pelas cidades. O Aedes aegypti virou um animal doméstico que transmite, além da dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. As maiores incidências dessas doenças estão em bairros populares.
Agora, a culpa é do mosquito, mas antes deles está a gestão irresponsável do poder público.
*Jornal O Tempo
Continue lendo
-
ECONOMIA4 semanas atrás
Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas
-
ECONOMIA3 semanas atrás
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
-
BRASIL3 semanas atrás
Ciúme pode ter motivado envenenamento de família com ovo de Páscoa
-
SAÚDE3 semanas atrás
Reposição de testosterona aumenta o risco de câncer de testículo?
-
AGRICULTURA3 semanas atrás
Atemoia, fruta exótica é mais doce que a fruta do conde e faz sucesso na Europa
-
DIVERSOS3 semanas atrás
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ REALIZAM ASSEMBLEIA COM O TEMA:“Não nos envergonhamos das boas novas!”
-
DIVERSOS2 semanas atrás
Lula manda demitir presidente do INSS
-
ESPORTES2 semanas atrás
São Paulo supera Libertad e volta a vencer fora de casa na Libertadores
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar