ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Estado promove oficina de sensibilização laboral para pessoas com deficiência
Com o intuito de apresentar os benefícios adquiridos com uma atividade profissional exercida no mercado de trabalho formal, a Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego promoveu, nesta quinta-feira (17), às 14h, na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em Jaraguá, um encontro de sensibilização laboral para pessoas com deficiência.
As orientações abrangeram os aspectos legais e técnicos do emprego. A oficina, criada pelo setor de Orientação Para o Trabalho da Sete é um preparatório para o dia D de inclusão social e profissional da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal. A ação, promovida pelo Sine, será realizada dia 25 de setembro em todo país.
No Brasil, a chamada Lei de cotas (Lei 8.213/91) estabelece a obrigatoriedade de que empresas com cem ou mias empregados preencham uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência. A porcentagem varia de acordo com a quantidade geral de funcionários, com o mínimo de 2% e o máximo de 5% (para organizações a partir de mil colaboradores).
De acordo com o secretário de Estado do Trabalho e Emprego, Rafael Brito, o processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal tem uma série de impactos tanto do ponto de vista social quanto econômico.
“Se, por um lado, os gestores passam a conhecer de perto a realidade da pessoa com deficiência, diminui e até elimina possíveis preconceitos, por outro, é uma forma de construir a independência e a autoestima, favorecendo o processo de sociabilidade desses cidadãos. E a inclusão também funciona como propulsora econômica, já que quanto mais pessoas exercendo atividade remunerada, mais aquecida será a economia”, declarou.
Continue lendo
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Lula manda demitir presidente do INSS
-
ESPORTES4 semanas atrás
São Paulo supera Libertad e volta a vencer fora de casa na Libertadores
-
ESPORTES3 semanas atrás
Bahia surpreende e vence o Palmeiras por 1 a 0
-
POLÍTICA4 semanas atrás
Eleições 2026: Bolsonaro tem 38.5% contra 33.3% de Lula na disputa à presidência, diz pesquisa
-
SAÚDE4 semanas atrás
Ortopedista revela 4 dicas para manter os joelhos fortes
-
ESPORTES3 semanas atrás
Flamengo goleia o Corinthians e lidera o Brasileirão
-
CIDADE3 semanas atrás
Ulisses Mendonça é destaque na publicidade de Bom Conselho
-
ECONOMIA3 semanas atrás
Em 120 dias de 2025, governo gastou R$ 1,7 trilhão
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar