Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quando tentaram roubar a Santa

Publicado

dia:

quadro-4846952

Por Ivon luiz Pinto

As duas cidades estão ligadas historicamente. Uma nasceu da outra e, portanto, são: mãe, Delfim Moreira e, filha, Itajubá. A filha cresceu, prosperou e ficou rica, mas a mãe está acanhada lá no alto da serra. Houve época em que elas se estranharam, tudo por causa da Santa. Foi assim:
Em 1703 Miguel Garcia Velho descobriu ouro nas proximidades da cachoeira de Itagiba dando origem ao povoado de Descoberto de Itagiba que, depois, quando foi entronizada a imagem de Nossa Senhora da Soledade como sua padroeira, tornou-se Soledade de Itajubá. Em 1752, foi-lhe concedida a prerrogativa do altar portátil e celebrada a primeira missa, sendo seu cura o Pe. Antônio da Silveira Cardoso e Silva. Em 1762, foi elevada a Freguesia sendo seu cura o Pe. Floriano da Silva Toledo.
Quando, em 1818, chegou o Pe. Lourenço da Costa Moreira, a situação se modificou e surgiu uma crise entre os fiéis. Não gostando da Paróquia e atribuindo-lhe muitos defeitos, o novo sacerdote instigou o povo a abandonar o local e descer para o Sapucaí. Guido Gilberto do Nascimento relatou que cerca de oitenta homens aquiesceram à convocação do senhor vigário e, na manhã de 18 de março de 1819, após missa com orações e súplicas ao céu pelo bom êxito da jornada, eles partiram para as bandas do Sapucaí. O Padre vigário, que era coxo, foi a cavalo e no dia seguinte, 19 de março, celebraram a chegada ao novo lar. Era o início de uma povoação que se transformaria na atual cidade de Itajubá. Pe. Lourenço deixou a freguesia ou Capela Velha de Soledade de Itajubá, sem assistência e ainda lhe fazia inúmeras críticas dizendo que não tinha mais recursos, deplorando sua topografia, clima e isolamento. O Padre gozava de prestígio nos meios políticos e, graças a essa influência, conseguiu pelo Decreto de 8 de novembro de 1831 suprimir a freguesia de Soledade de Itajubá, rebaixando-a a simples curato. O Decreto foi assinado pelo Padre Diogo Antônio Feijó, Ministro e Secretário d´Estado do Interior e Justiça da Regência Trina. Em princípio de agosto desse ano Padre Lourenço, acompanhado de muitos fiéis da  Boa Vista do Sapucaí, rumou serra acima para a velha localidade com a finalidade de buscar o livro do Tombo, as alfaias, a Fazenda e os santos pertencentes à Paróquia. Na época, chamava-se de Fazenda a parte administrativa eclesiástica responsável pela área econômica e financeira da igreja.  Tal qual temos, em semelhança, o Ministério da Fazenda. Ela era também o cofre e o caixa da Paróquia.

Os delfinenses souberam da expedição e se prepararam para receber “o Aleijado”, como o apelidaram, e sua turma. Nas proximidades da Velha Capela, o Pe. Lourenço, todo paramentado, organizou uma procissão com  os homens vestindo opas e tochas e as mulheres de véus e velas acesas. Rezando e cantando loas eles caminharam pela velha estrada. Quando a procissão chegou ao pontilhão do rio Taboão, no início da povoação, foram surpreendidos por homens armados de foices, facões, espingardas e dispostos a não permitir a entrada. Ninguém, mas ninguém mesmo iria levar a santinha, custasse o que custasse. De um lado da ponte estavam os defensores da Santa e, no lado oposto, estavam os invasores com o padre e comitiva. De repente, no auge da discussão, um tiro espocou, para o alto. Alguém, depois, asseverou que não foi tiro, foi um foguete.  Foi o suficiente para debandar a procissão e pôr o pessoal todo a correr desorientado para suas montarias e voltar para o Sapucaí. Em pânico, nem se lembraram das alfaias, do Livro de Tombo, santos, castiçais, Fazenda e sinos. Humilhado o Padre Lourenço jurou que iria fazer a completa extinção da Velha Freguesia. Coisa que nunca ocorreu. Em  30 de novembro de 1842, a Lei Provincial nº 239,pelo seu Art. 2, devolveu a condição de Freguesia para Soledade de Itajubá.

fonte: empório de notícias

Itajubá – MG. Ao centro, a igreja N.Sra. da Soledade 


Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS DE PÁGINA

contador de visitas

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS