Siga-nos nas Redes Sociais


SAÚDE

Entenda o que é pneumonite, doença que causou a morte do empresário Abilio Diniz

Publicado

dia:

O empresário Abilio Diniz morreu em decorrência de uma pneumonite. A doença é um tipo de inflamação pulmonar grave, mas diferentemente da pneumonia, que é infecciosa, ela acontece por exposição a substâncias que irritam os pulmões(Entenda mais abaixo.)

Segundo o boletim médico, a causa da morte foi insuficiência respiratória causada por pneumonite. O empresário ficou um mês internado no hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista.

O que é pneumonite?

A pneumonite é uma inflamação nos pulmões que atinge a parte intersticial do órgão, que é a região entre os alvéolos pulmonares. Os alvéolos são responsáveis por transformar o gás carbônico em oxigênio.

Nos quadros graves, ela pode levar a uma fibrose pulmonar, que é quando se formam cicatrizes nos pulmões, enrijecendo o tecido e dificultando a respiração, além de insuficiência respiratória.

Qual a diferença entre pneumonite e pneumonia?

A diferença está na causa e também em como ela age no corpo. A pneumonia atinge os alvéolos, já a pneumonite atinge uma outra área: o interstício, que fica entre os alvéolos.

➡️ Outro ponto diferente é a causa. A pneumonia é causada por vírus, fungos e bactérias. Já a pneumonite é causada pela exposição a compostos químicos.

Quais os sintomas da pneumonite?

Alguns dos sintomas da doença são tosse, falta de ar, chiado no peito, dor no peito, dor ao respirar, irritação no nariz e na garganta, fraqueza, febre e dor abdominal.

Quem era Abilio Diniz

Abilio Diniz foi um dos mais importantes empresários brasileiros. Conhecido pela construção da rede Pão de Açúcar, que começou com uma doceria aberta por ele e o pai em 1984 no Rio de Janeiro. Anos depois, o comércio se expandiu para todo o território nacional.

Depois, em 1997, inaugurou sob seu comando o Jumbo, primeiro hipermercado do Brasil. Cinco anos depois, com empréstimo do BNDES, comprou a Eletroradiobraz, e seguiu comprando, crescendo e inovando. Diniz também foi o primeiro a criar supermercado em shopping e a abrir suas lojas 24 horas.

Deixou o Pão de Açúcar em 2013 e comandou a BRF – uma das maiores companhias de alimentos do mundo. Depois, criou uma empresa de investimentos, que comprou ações do Carrefour. Em 2022, perdeu o filho João Paulo, de 58 anos, vítima de um infarto, em Paraty, no Rio. Abilio deixa esposa e cinco filhos.


G1

ACESSOS DA PÁGINA

contador

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS