Siga-nos nas Redes Sociais


SAÚDE

NÓDULO DE MAMA: como saber se é benigno ou maligno?

Publicado

dia:

Você já teve ou conhece alguém que teve nódulo de mama? Pode ser câncer? Quando você deve se preocupar? Neste episódio o Dr. Guilherme Novita dá mais detalhes sobre o assunto.

Os nódulos de mama costumam causar muita angústia nas mulheres porque podem ser confundidos com câncer de mama, mas na maioria das vezes são problemas benignos. Se você está com suspeita de nódulo na mama, procure um médico para avaliação.

Ele irá entender a sua história clínica levando em consideração se você tem ou não os fatores de risco, que geralmente são a idade acima de 50-60 anos e a presença de histórico familiar de câncer de mama ou ovário.

Além disso, o médico vai checar outras informações importantes, como quanto tempo você tem o nódulo, qual o tamanho e as características da palpação.

Os nódulos benignos normalmente são mais macios e possuem bordas regulares na palpação. Já os nódulos suspeitos são duros e possuem bordas irregulares.

O exame dos nódulos de mama sempre deve incluir o ultrassom de mamas. Quando a imagem for suspeita, é necessário também fazer uma biópsia por agulha.

Os nódulos benignos são diagnosticados como Birads (sistema que indica quais as chances de haver câncer de mama) 2 ou 3 no ultrassom. Já as imagens suspeitas são categorizadas como Birads 4 ou 5. Nesses casos é recomendada biópsia para melhor avaliação do diagnóstico.

Ao final dessa avaliação teremos o diagnóstico do nódulo na mama. Se for maligno, deve ser entendido e tratado como Câncer de mama. E se for benigno, que é a maioria dos casos, o que fazer?

Na maioria das vezes, é recomendado acompanhar este nódulo por um período, para ter certeza de que ele não crescerá mais. Mas, todos os casos precisam ser avaliados.

Quais são os tipos de nódulos benignos?

A imensa maioria dos nódulos benignos de mama são os fibroadenomas (tumor de mama não cancerígeno), que são nódulos arredondados e que atingem normalmente cerca de 2 a 3 cm. Esses nódulos não se transformam em câncer. Nódulos que não incomodam e são pequenos podem ser acompanhados por 2 anos. Nódulos maiores ou que incomodam a paciente podem ser retirados através de uma pequena cirurgia.

Os outros tipos de nódulos benignos são o fibroadenoma juvenil e o tumor filóide benigno, que são lesões parecidas com o fibroadenoma, mas costumam ter crescimento rápido e atingir volumes grandes e nestes casos, geralmente a cirurgia é indicada. 

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda no Youtube. 

Fonte: Brasil 61

ACESSOS DA PÁGINA

contador

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS