ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Literatura de cordel vira patrimônio cultural do Brasil
A literatura de cordel foi transformada em patrimônio cultural do Brasil, na manhã desta quarta (19). Em reunião no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural -órgão colegiado de decisão máxima do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)- aprovou por unanimidade o tombamento. O Iphan, por sua vez, é vinculado ao MinC (Ministério da Cultura).
Estiveram presentes o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, e o presidente da ABLC (Academia Brasileira de Literatura de Cordel), Gonçalo Ferreira da Silva, que foi o proponente do pedido de registro.
Na parte da tarde, será analisado o tombamento do acervo Arthur Bispo do Rosário como patrimônio material.
Na quinta-feira (20), mais quatro serão avaliados: a Procissão do Senhor dos Passos, em Florianópolis (SC), Sistema Agrícola Tradicional das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira (SP), os terreiros de candomblé Ilê Obá Ogunté Sítio Pai Adão, em Recife (PE), e Tumba Junsara, em Salvador (BA).
Continue lendo
-
OPINIÃO4 semanas atrásBom Conselho vive um progresso ilusório
-
ECONOMIA2 semanas atrásCesta básica fica mais cara em 17 capitais em dezembro
-
SAÚDE2 semanas atrásDiabetes tipo 2 pode acelerar desgaste muscular, aponta estudo
-
IPVA2 semanas atrásPernambuco divulga calendário do IPVA 2026 com alíquota de 2,4%; confira
-
EMPREGOS2 semanas atrásPernambuco abre seleção com 133 vagas na Saúde; salários chegam a R$ 3.825
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrásPrefeitura de Bom Conselho: gestão apresenta balanço anual
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrásDívida da Venezuela com Brasil passa R$ 10 bilhões; calote já dura 7 anos
-
SAÚDE2 semanas atrásMudanças de temperatura representam risco à saúde respiratória






Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar