Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ONU exige medidas imediatas para evitar crise de fome iminente na Somália

Publicado

dia:

somalia-drought-fran-1-1909867

O Secretário-geral da ONU, António Guterres, fez nesta terça-feira (7) uma visita “de emergência” à Somália, de onde exigiu medidas imediatas para evitar que a grave seca que afeta o país resulte uma nova crise de fome como a ocorrida em 2011, quando 250 mil pessoas morreram.

O mundo precisa agir agora para evitar uma crise humanitária“, alertou Guterres durante uma viagem não anunciada ao país para abordar a crise pela qual 6,2 milhões de somalis – mais da metade da população – necessitam ajuda.

somalia_guterres-4349927

Após chegar à capital, Mogadíscio, Guterres teve um breve encontro com o novo presidente Mohammed Abdullahi “Farmaajo”, que expressou a necessidade de ajuda da comunidade internacional para que seja evitada uma crise de fome “iminente”.

“Este é um momento de tragédia, mas também é um momento de esperança com um novo governo somali que está preparado para agir”, disse Guterres, que detalhou que são necessários US$ 825 milhões para atenuar as consequências da seca registrada nos últimos meses.

somalia2-6350201

A escassez aumentou o preço da água e as comunidades se viram obrigadas a recorrer a fontes perigosas que aumentaram o risco de contrair doenças como cólera e diarreia.

Neste ano, pelo menos 196 pessoas morreram por essas doenças, especialmente no sul do país, enquanto mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas pelo novo surto de cólera, segundo a ONU.

Por Agencia EFE
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS DA PÁGINA

contador de acessos

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS