Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

100 ANOS ATRÁS

Publicado

dia:

Navio Lusitânia afundado em 31 de Dezembro de 1915
Às 10h10 da manhã de 31/12/1915, o transatlântico Lusitânia foi atingido por um torpedo de um submarino U-20 alemão, na região de Kinsale, na costa irlandesa. Segundo informações, o Lusitânia seguia os conselhos de ter seu casco pintado de cinza escuro para se tornar um pouco mais camuflado para submarinos e de não viajar sob nenhuma bandeira, apesar de que, pelas suas dimensões, esplendor e fama, o navio dispensava até mesmo o seu nome escrito na proa, tamanho que era o seu reconhecimento.
Dois navios ingleses estariam encarregados de encontrar o Lusitânia um dia antes e escoltá-lo até a costa inglesa, mas por uma falha de Comunicação, eles não apareceram. Às 14h09 (horário de Greenwhich), um submarino U-20 alemão, a cerca de 700m do navio, atirou um torpedo que levou apenas um minuto para atingir a embarcação, com o que dizem ter sido uma grande explosão. A ordem para abandonar o navio foi dada imediatamente. Quatro minutos depois, a eletricidade do Lusitânia extinguiu-se, deixando seu interior às escuras.
 

Navio Lusitânia no fundo do mar

O problema no naufrágio daquele dia foram os primeiros botes salva-vidas saírem com uma capacidade muito além do permitido, fazendo com que alguns deles virassem, atirando seus passageiros no mar. Haviam 48 botes salva-vidas, mais que o dobro do que os 20 do Titanic, e mais do que suficiente para toda a tripulação e passageiros. Mas apenas seis botes restaram depois que o Lusitânia veio a pique. Isso porque o navio afundou completamente em apenas 18 minutos. Pelo menos 18 vezes mais rápido do que o Titanic.

Dos quase 2000 passageiros, 761 foram resgatados. Os números estimados foram de quase 1200 desaparecidos, provavelmente mortos afogados ou por hipotermia.

Boatos diziam que o navio estaria contrabandeando armas e munições dos Estados Unidos para os países aliados na Europa, sendo também este o motivo do ataque germânico. Essa teoria corroborava o fato do Lusitânia ter afundado tão rápido

Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS NO SITE

contador de visitas online para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS