Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Especialista alerta para cuidados com os olhos no verão

Publicado

dia:

colirio-7281991

A falta de proteção e a exposição prolongada aos raios solares contribuem para o desenvolvimento de alguns problemas oculares, como a Ceratite Actínica e o Pterígio.“A Ceratite é uma inflamação na córnea que costuma ocorrer em pacientes que ficaram de 6 a 12 horas expostos ao sol, os sintomas são vermelhidão nos olhos, dor na região, sensação de areia e a fotofobia. O tratamento deve ser feito com a aplicação de compressas de água gelada filtrada nos olhos, mas se os sintomas não diminuírem, deve-se procurar um oftalmologista o quanto antes.

Já o Pterígio, conhecido popularmente como ‘carne no olho’, é uma alteração na membrana que recobre o olho, crescendo uma massa vermelha em direção à córnea causando enorme desconforto que pode ser aliviado com o uso do colírio certo. Entretanto em casos mais graves é necessário procedimento cirúrgico.“É importante ressaltar também que qualquer tipo de tratamento ocular, deve ser indicado pelo oftalmologista. Usar medicamentos sem orientação médica, pode trazer mais problemas que benefícios”, alerta Sáfady. 

Além disso, nos dias quentes a maior evaporação da camada aquosa da lágrima contribui com o agravamento do olho seco e da fotofobia, o primeiro é caracterizado por olhos vermelhos, sensação de corpo estranho, ardência, coceira e visão borrada, já a fotofobia é a sensibilidade acentuada a luz que pode estar relacionada a doenças inflamatórias como, por exemplo, a conjuntivite. O médico alerta ainda que é importante ficar atento às crianças. O contato dos olhos com o excesso ou falta de cloro na piscina e com a água contaminada do mar pode causar alergia ocular. “O cloro utilizado para higienizar as piscinas pode provocar lesões, irritações ou inflamações nos olhos das crianças que costumam desaparecer depois de algumas horas, mas merecem atenção porque podem estar associados a infecções ou ferimentos”, diz.
Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ATITUDE 106.1MHz

V-LINK FIBRA

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Página no Facebook

MAIS LIDAS DO MÊS