ÚLTIMAS NOTÍCIAS
TRÊS COISAS QUE SE DEVE SABER AO LIDAR COM PESSOAS EGOCÊNTRICAS!
Significado de Egocêntrico:
Pessoa que só pensa em si mesma e em seus benefícios próprios, não se importando com os sentimentos dos outros. Pessoa egoísta.
O indivíduo egoísta, como se sabe, tende a considerar seu ego como o centro do universo, nada é mais importante que ele, tudo deve ser para ele, tudo deve ser em detrimento dele, então lhe falta algo básico para se valorizar um relacionamento, que é o “considerar o outro”. Vejamos em tópicos algumas outras atitudes típicas de uma pessoa egoísta dentro de um relacionamento:
1. O indivíduo egoísta, em alguns casos, tem dificuldades para pensar na outra pessoa enquanto ser dotado de sentimentos, por isso ele coisifica as pessoas, ou seja, as trata como objetos, ou melhor, usa-as.
2. O indivíduo egoísta, em outros casos, considera os sentimentos do outro como inferiores. Isto quer dizer que o indivíduo egoísta até pensa nos sentimentos do outro, mas ele prima pelos seus próprios sentimentos, pelo seu próprio bem estar. Como já foi dito acima, tudo é para ele.
3. O indivíduo egoísta enxerga o outro como meio para atingir os seus determinados fins. Isso é uma consequência lógica do tópico número 1: Se ele não considera o outro enquanto um ser dotado de sentimentos e só ele tem sentimentos ou só os sentimentos dele que importa (como dito no tópico 2), então o outro deve viver em detrimento do bem estar do indivíduo egoísta, ou seja, o outro deve ser o meio ou ferramenta que proporcionará o bem estar, felicidade, momentos agradáveis do tal egoísta.
Uma consequência deste ponto é que o indivíduo egoísta não se importa em proporcionar o bem estar, felicidade ou momentos agradáveis para o outro – ISSO É ÓBVIO. Porém, há um caso em que essa regra parece não se aplicar, mas é só aparentemente. Falo do caso ou dos casos em que o outro participa do bem estar, felicidade ou momentos agradáveis do indivíduo egoísta. Em um caso como este o indivíduo egoísta faz algo que causará bem estar, felicidade ou momento agradável para si mesmo e como o outro é seu companheiro acaba participando da situação e vivenciando também o bem estar, felicidade ou momento agradável. O ponto crucial nesta questão é que o indivíduo egoísta não criou a situação agradável e que gera bem estar pensando no outro, mas em si próprio. Neste caso, o outro só participa do momento agradável, que gera bem estar e felicidade, por ser acompanhante do indivíduo egoísta; Não houve intenção a priori de fazer bem a este indivíduo acompanhante, mas sim ao próprio indivíduo egoísta.
Estes três pontos e suas implicações são fundamentais para se entender o modo de proceder de uma pessoa egoísta dentro de um relacionamento. Basicamente, o indivíduo egoísta quer ter seu bem estar conservado dentro do relacionamento, não importando se seu bem estar causa o mal estar do outro. Afinal, para o egoísta, seu ego é o que há de mais importante.
Continue lendo
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Secretaria de Saúde divulga programação da Semana da Saúde e Nutrição
-
COLUNISTAS4 semanas atrás
Vamos listar aqui o que nós já tivemos e hoje não temos mais em nossa Cidade:
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Pesquisa aponta aumento da desaprovação de Lula, inclusive no Nordeste
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: “Chuvas de Março em Bom Conselho”
-
ECONOMIA2 semanas atrás
Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas
-
CIDADE3 semanas atrás
UPA de Bom Conselho está em processo de cancelamento desde 2024
-
ESPORTES4 semanas atrás
Argentina 4×1 Brasil: Goleada de vergonha!
-
ESPORTES3 semanas atrás
CBF formaliza recisão de contrato com Dorival
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar