CULTURA
Hidratação: beber água é a melhor opção para controlar exageros nos dias de folia
Frutas e legumes também são boas opções para se hidratar, segundo especialistas

O carnaval é um momento de alegria e descontração. Mas para curtir as comemorações sem prejudicar a saúde, é preciso ter alguns cuidados. Quando a festa começa é comum que alguns cuidados básicos sejam esquecidos pelos foliões. Nesses dias de agito, vale um alerta para aproveitar a folia sem ter problemas como a desidratação. Na opinião do nutricionista Artur Terra de Farias, toda a energia gasta durante a folia precisa ser recuperada com uma boa dose de hidratação.
“O mais importante sempre vai ser a hidratação, então eu recomendo, no mínimo, 3 litros de água por dia para estar se hidratando e, se possível, tomar um gatorade e uma água de coco”, orienta.
Segundo a dermatologista Fernanda Seabra, beber muita água também é fundamental para manter a pele saudável. “A gente vê muitos casos de desidratação quando o paciente tem uma exposição mais prolongada ao sol”, comenta. Ela acrescenta que a quantidade de água ingerida deve ser aumentada, principalmente, se a pessoas estiverem expostas ao sol e às altas temperaturas.
Para manter o corpo bem disposto e hidratado, também é importante caprichar na alimentação. De acordo com o Ministério da Saúde, a hidratação não está só na bebida em si. Ela também vem dos alimentos que são consumidos. Conforme a pasta, as frutas contêm entre 80% e 90% de água. Verduras e legumes cozidos ou na forma de saladas costumam ter mais do que 90% do seu peso em água. Quando a alimentação é baseada nesses alimentos e preparações, o órgão destaca que a pessoa consegue ingerir metade da água que é necessária.
A nutricionista esportiva Gabrielle Marques lembra que não basta beber um único copo de água. Ela explica que os foliões também precisam se preocupar com a quantidade ideal para aguentar os festejos.
“O consumo de água adequado é bem importante e as pessoas esquecem de tomar água na quantidade certa e têm até uma regrinha que pode ajudar: é só pegar o seu peso corporal e multiplicar pelo valor de 0,5. Aí você tem a quanidade de água adequada para você ingerir ao longo do dia”, explica.
A advogada Lorena Oliveira (33) mora em Brasília. Ela conta que sempre tem o cuidado de se hidratar durante o carnaval e após os festejos.
“Na semana do carnaval, quando estou curtindo o carnaval, bebo também, entrŵ²e uma bebida e outra, tomo bastante água. No dia seguinte tomo um café da manhã bem reforçado, bastante água e vitamina C”, relata.
Atenção com os sintomas de desidratação
O Ministério da Saúde recomenda pausas regulares para descansar à sombra e avaliar como está se sentindo para prevenir a exaustão pelo calor. Em caso de tontura ou cansaço, procurar imediatamente um local para sentar e hidratar-se, preferencialmente com uma bebida isotônica para repor os sais minerais.
Fonte: Brasil 61
-
CONTANDO A HISTÓRIA2 semanas atrás
Quem Foi Edgar Carício de Gouvêa?
-
DIVERSOS2 semanas atrás
Defesa Civil Alerta chega ao Nordeste com aviso em tempo real de desastres
-
DIVERSOS3 semanas atrás
Paulo Cupertino é condenado a 98 anos de prisão pela morte do ator Rafael Miguel e os pais dele
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: Análise das chuvas em Bom Conselho no mês de Maio
-
SAÚDE3 semanas atrás
JUNHO É O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO
-
SAÚDE4 semanas atrás
Hérnia de disco: 90% dos casos são resolvidos com medicamentos e reabilitação
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrás
‘Transposição do Rio São Francisco é a redenção de um povo’, diz Lula
-
ELEIÇÕES 20262 semanas atrás
Tarcísio e Ratinho Jr. crescem e empatam com Lula no 2° turno em 2026, diz Genial/Quaest