Siga-nos nas Redes Sociais


ALEXANDRE TENÓRIO

AS 20 PERSONALIDADES MAIS IMPORTANTES DO SECULO XX (segundo Alexandre Tenório)

Publicado

dia:

Estes são as três últimas personalidades das 20 enumeradas.

                                         ZÉ DO FOTO

José Severino Neto (ZÈ DO FOTO), este bom-conselhense da gema, foi aquela pessoa que com suas lentes, contou a história social, política e administrativa de nossa Bom Conselho por muitos anos.

No tempo que a fotografia era em preto e branco, e era revelada no próprio laboratório do fotografo, Zé do Foto, fazia milagres com suas fotos. Foi de longe o grande nome da fotografia em nossa cidade, toda família tem em sua casa uma fotografia tirada por ele, e devido ele utilizar produto de qualidade elas estão bem preservadas. As gerações de 50, 60, 70 e 80 tiveram sobre suas lentes a sua história contada.

Alguém pode dizer – como é que um simples fotografo ser um dos 20 personagens mais importante de nossa cidade – simplesmente foi por ele, que nossa história foi registrada por quatro décadas. Ele estava presente em batizados, casamentos, formaturas, aniversários, registros sociais, registros políticos e tudo que a nossa cidade precisava registrar ele registrou.

Por isto posso dizer sem medo de errar, que Zé do Foto foi um dos grandes nomes da nossa cidade no século XX. E para aqueles que querem ler uma história ótima sobre ele, comprem meu livro  “A TENDA DE ZÉ BIAS” e leia a crônica “AMOR DE CARNAVAL”.

                            MAESTRO JOSÉ DUARTE TENÓRIO

O nosso querido Zé Puluca, um nome que suplantou o tempo e continua vivo na memória de todos os bom-conselhenses. Era músico, maestro, compositor e professor de inglês. Um ser humano excepcional, sem nenhuma maldade, uma criatura do bem.

Foi autor de mais de 200 músicas, fez a nossa sociedade nas décadas de 50, 60, 70 e 80 se embalar ao som da orquestra VILLAS LOBO e a banda GUADALARARA 70. Teve oportunidade de ir para outras cidades, para que pudesse desenvolver melhor o seu talento, porém pelo o amor que tinha por nossa cidade ele declinou de todos os convites, e aqui viveu toda sua vida.

O que seria dos nossos carnavais sem a orquestra Villas Lobo. Posso dizer que ele foi uma das 20 personalidades mais importante de nossa cidade no século XX.

                            GENERAL DANTAS BARRETOS

Nasceu em nossa cidade no ano de 1850, lá para as bandas do CORREDOR. Ainda jovem, foi levado para atuar na GUERRA DO PARAGUAI, onde se destacou pela a bravura, daí por diante, seguiu a carreira militar chegando ao posto de general, foi também um dos mais importante militar na guerra de canudos.

Chegou ao posto de MINISTRO DA GUERRA, também ocupou a cadeira que tinha pertencido ao abolicionista Joaquim Nabuco, na ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, em 1911 foi eleito governador de Pernambuco, foi sem sombra de dúvida um dos grandes homens do Brasil, de Pernambuco e de Bom Conselho.

Infelizmente, por causa do grande revanchismo político que exista em nosso estado, entre os rosistas (apoiadores do conselheiro  Rosa e Silva) e os dantistas (apoiadores do General  Dantas Barreto), a disputa para governador entre estes dois personagens, saiu do controle e se transformou numa verdadeira guerra, e em nossa cidade não foi diferente, pois os rosistas receberam a bala uma caravana de dantista que vinha fazer um comício em nossa cidade.

Dantas Barreto terminou sendo eleito governador, porém o episódio do acontecido na sua terra natal, fez ele bloquear qualquer projeto para nossa cidade, inclusive a estrada de ferro que tinha chegado a Garanhuns e ia se alongar até nossa cidade, pois os trilhos já estavam em Garanhuns para seguir até aqui, ele desviou para Arcoverde, se vocês forem a Arcoverde e irem a estação do trem e olhar os trilhos, iram ver a inscrição “ BC”.

Eu não coloque logo o nome dele entre os personagens mais importantes do século XX, porque ele embora filho de Bom conselho nunca tenha feito nada por nossa cidade, Porém fazendo uma revisão dos fatos, achei que ele foi sim um bom-conselhense ilustre.

                                      SEGUE OS 20 PERSONAGENS

  1. -PADRE ALFREDO PINTO DAMASO
  2. -DR. ARNALDO AMARAL
  3. -MANUEL LUNA
  4. -WALMIR SOARES
  5. -LUIZ CLÉRIO
  6. -HÉLIO URQUIZA
  7. -EXPEDITO MONTEIRO DO AMARAL
  8. -JOSÉ VIEIRA BELO (JOSÉ CORRENTÃO)
  9. -FREI DIMAS
  10. -GENERAL DANTAS BARRETO
  11. -JOSÉ SEVERINO NETO (ZÉ DO FOTO)
  12. -MADRE GORETE
  13. -JOSÉ GALDINO ALVES
  14. -MAESTRO JOSÉ DUARTE TENÓRIO (ZÉ PULUCA)
  15. -PROF VALDEMAR GOMES DE SANTANA
  16. -DEPUTADO GERVÁSIO PIRES
  17. -CORONEL JOSÉ ABÍLIO
  18. -ODILON TENÓRIO CORDEIRO (SEU TENORINHO)
  19. -DR. JOSE BARBOSA DE OLIVEIRA
  20. -PEDRO DE LARA

*Texto: Alexandre Tenório Vieira

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas online

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS