Siga-nos nas Redes Sociais


ELEIÇÕES 2022

PSDB/PE : TRÊS DEPUTADOS DO AGRESTE. 124.412 VOTOS EM UMA SÓ FOTO

A bancada do Partido da Social Democracia – PSDB – que cumprirá a 20ª Legislatura na Casa de Joaquim Nabuco, foi escolhida por milhares de pernambucanos e tem o DNA do Agreste

Publicado

dia:

*Por: Paulo Fernando/Portal agreste Violento

Após o primeiro tempo da campanha eleitoral, quando legisladores de todo o país já foram votados e asseguradas suas vagas nas Assembleias estaduais e no Congresso Nacional – Câmara e Senado -, todas as atenções voltam-se agora para o segundo tempo do jogo, isto é, o segundo turno das eleições em parte dos estados da federação e para presidência da República.

Em Pernambuco, uma curiosidade ocorreu nesse processo eletivo em relação ao PSDB: Os três únicos deputados estaduais escolhidos e que pertencem a mesma legenda, o PSDB, também representam a mesma região do estado.

A tucana campeã de votos foi a ex-prefeita de São Bento do Una, no agreste, Débora Almeida, eleita com 51.282 votos. Ela que nunca havia antes disputado uma eleição estadual, apareceu nas urnas em 169 municípios, dentre os 184 do estado.

O segundo mais votado e que concorreu a reeleição foi Álvaro Porto, ex prefeito da cidade de Canhotinho. O já parlamentar foi ferrenho oposicionista ao Governo do PSB, cujo candidato foi derrotado nas urnas. Porto conseguiu 46.026 votos nesse pleito.

O terceiro mais votado foi Izaías Régis, ex-prefeito de Garanhuns, cidade polo do agreste meridional. Régis, que já ocupou por três legislaturas uma vaga de deputado estadual na ALEPE, realizou uma campanha modesta, com poucos recursos, mas muito entusiasmo e uma equipe aguerrida acabou sendo eleito.

Mesmo perseguido por adversários que tentaram ‘melar’ sua candidatura através de uma votação na Câmara local que decidiu pela rejeição de suas contas alusivas a 2018, apesar da clara recomendação de aprovação com ressalvas pelo TCE-PE, numa ineficiente tentativa de torna-lo inelegível.

A votação foi derrubada pela Justiça e posteriormente confirmada pelo TRE-PE a elegibilidade de Régis. Ele retornará a Assembleia através de 27.104 votos, destes 22.381 somente em Garanhuns, quantitativo superior ao obtido em 2020 pelo atual prefeito, Sivaldo Albino (PSB), seu principal adversário no município e que neste pleito havia lançado o próprio filho Cayo Albino na disputa de uma das vagas na ALEPE, sem no entanto lograr êxito.

Juntos, os deputados eleitos Débora Almeida, Álvaro Porto e Izaías Régis devem continuar unidos nesse segundo turno, com uma missão bem clara: se empenharem na eleição da candidata a Governadora e presidente estadual da legenda, Raquel Lyra, que disputará com a deputada federal Marília Arraes o cargo, com eleição prevista para acontecer no dia 30 próximo.

Além de pedirem votos aos seus eleitores, os deputados aliados devem disponibilizar seus auxiliares e ajudarem na distribuição dos impressos e demais materiais de campanha deste segundo momento.

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas para blogs

Siga o JB no Facebook

JB NO YOUTUBE

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

Apresentação vCardPRO Digital

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 955 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS